Salve-se Quem Puder: Cena em que Helena descobre que Fiona é sua filha teve 8 páginas e isolamento de atrizes

Flávia Alessandra e Juliana Paiva destacam que o fato de já terem feito mãe e filha ajudou com a química


26 de maio de 2021 00h38

Foto: Reprodução Instagram

Por Luciana Marques

A sequência mais esperada de Salve-se Quem Puder - quando Helena (Flávia Alessandra) descobre que Fiona (Juliana Paiva) é a sua filha, Luna -, está prevista para ser exibida a partir do capítulo 90, com previsão de ir ao ar no fim da primeira semana de julho. No roteiro recebido pelos atores, está descrito “cena secreta”. Segundo o autor Daniel Ortiz, a sequência foi longa, quase a metade de um capítulo, com cerca de 8 páginas.

Flávia Alessandra exalta o texto do Daniel. “A cena por si só escrita já era linda. E a gente falava, meu Deus, a gente tem o compromisso de superar o que está aqui no papel”, diz. Juliana Paiva concorda. “Foi um presente! E o que eu posso dizer de bastidor é que foi o dia mais emocionante da novela toda pra mim”, conta. “Teremos muitas lágrimas”, adianta Flávia.

Para a realização da sequência, que necessitava de toque e aproximação, Flávia e Juliana ficaram isoladas antes de gravação. “Foram dois dias de gravação dessa sequência, que exigiu aproximação depois de isolamento nosso, de teste, porque é óbvio que a gente tinha que estar perto, colada, beija, abraça... Foi uma cena muito emocionante de fazer”.

Ju lembra que momentos antes de gravar o encontro, ela recebeu uma mensagem do Daniel Ortiz. “Olha, é a cena mais importante da novela. Foi supertranquilizante”, diverte-se a atriz. A emoção da sequência acabou  envolvendo toda a equipe. “Teve muito cuidado, todos estavam amarradões de estarem ali, a gente se emocionou bastante. É uma história linda e eu tô louca para assistir o resultado final junto com o público”, diz Ju.

Luna (Juliana Paiva) e Helena (Flávia Alessandra). Foto: Globo/Paulo Belote

Salve-se Quem Puder: Alejandro reencontra seu amor de juventude Luna

JULIANA PAIVA CITA GENEROSIDADE DE FLÁVIA ALESSANDRA EM CENA

As sequências enigmáticas de Flávia Alessandra e Juliana Paiva, na pele de Helena e Fiona/Luna, respectivamente, causam furor e expectativa entre o público. Para Juliana, o fato de elas terem trabalhado juntas, também como mãe e filha, em Além do Horizonte, em 2014, ajudou muito nessa sintonia. “A gente se reencontrou agora, com tempos diferentes de vivência e de carreira. E está sendo muito gostoso contar essa história cheia de subtexto com a Flávia”.

Juliana conta que Flávia é uma atriz muito generosa. E que elas conversavam antes de todas a cenas para definir o caminho a tomar. “Eu não sabia qual era o segredo da Helena, a Flávia não me contou, nem o Daniel...  Mas eu sentia que tinha alguma coisa a ver com uma possível morte da filha. Então, todas as cenas que eu fazia com a Flávia, a gente fala que era como um jogo de xadrez. Um misto de rancor, muito amor, dúvida do abandono, a inquietude da Helena...”.

Salve-se Quem Puder: Helena faz pergunta que assusta Fiona e pode desmascarar a jovem

 

FLÁVIA RESSALTA AMADURECIMENTO DE JU PAIVA COMO ATRIZ

Flávia também é só elogios a sua parceira de cena. “É o nosso segundo trabalho, onde venho acompanhando de perto essa maturidade da Ju como atriz, o quanto ela cresceu com tão pouco tempo de carreira. E fazer de novo essa relação de mãe e filha, que agora era essa coisa partida, mas que lá atrás a gente já tinha passado por um caminho que a gente era muito próxima, foi um facilitador”, afirma.

Flávia conta que a reedição do trabalho ao lado de Juliana a faz conhecer os tempos da colega em cena. “Eu já sei a importância da medida para ela estar reagindo, para chegar no ponto, pra gente conseguir alcançar a química que a gente sempre buscava nas cenas, como ela disse, com esse lugar, às vezes de incômodo, o que é que essa menina tem, não podendo revelar, era sempre esse xadrez, será que eu fui a mais, entreguei, recua...”, fala.

Salve-se Quem Puder: Bruno salva a vida de Micaela após Verônica apontar arma