Bianka Fernandes, a Rainha AAT, sobre raspar a cabeça: “Me senti a mulher mais poderosa do mundo”

Atriz festeja vilã em Gênesis e fala de seu curso online para modelo, carreira na qual completa 20 anos


23 de abril de 2021 00h30

Por Luciana Marques

No ar na fase Abrão, na superprodução Gênesis, Bianka Fernandes protagonizou cenas divertidas na pele da soberana AAT, principalmente, nas sequências de rivalidade com Khen (Pérola Faria), tudo para ganhar o primeiro lugar no coração do todo poderoso Faraó do Egito (André Ramiro). “Ela quer ser o centro das atenções sempre. Costumo dizer que é leonina que nem eu”, diverte-se ela, que atuou também na bíblica Os Dez Mandamentos, em 2015.  

Para o papel como AAT, Bianka encarou um dos maiores desafios de sua carreira: raspar o cabelo. Segundo a atriz, apesar de certo temor horas antes de mudar o visual, o resultado foi transformador. “Comecei a me sentir a mulher mais forte e mais poderosa do mundo! Eu mudei completamente minha percepção sobre beleza”, conta.

No bate-papo, Bianka fala também sobre o curso online de modelo que ministra para jovens. Para quem não sabe, a atriz completa 20 anos de carreira nesta profissão, com trabalhos em países como Itália, Turquia, Grécia, Alemanha, China, Índia, EUA, África do Sul, México. “Encontrei na carreira de modelo uma maneira de estar mais perto do meu sonho”.

Rainha AAT. Foto: Blad Meneghel/Record TV

O que mais instigou você para viver a AAT? Eu conheci um pouco sobre o Egito na novela Os Dez Mandamentos quando fiz a Abigail. Mesmo não sendo do núcleo do Egito, a novela retratava muito bem como era o Egito antigo. Agora, pra me preparar para a novela Gênesis, eu mergulhei num estudo sobre o Egito antigo, assisti filmes, documentários, séries, participamos de palestras com um historiador, além de fazer uma preparação profunda com uma preparadora de elenco pra entrar na personagem.

Como definiria a AAT, diria que ela chega a ser uma vilã? A Rainha AAT tem personalidade muito forte sim! Ela é uma vilã, mas não tão má quantos as outras rainhas das outras fases. Ela apronta de uma maneira mais leve e divertida. Tenho muito em comum com a AAT. No começo eu pensava que não, porque eu só a enxergava como má, vilã. Mas me aprofundando mais na personagem comecei a entender o porquê dela agir daquela maneira e me identifiquei muito com a personalidade forte dela.

Para a personagem, você também precisou raspar o cabelo. Como você se sentiu? Raspar o cabelo com certeza foi a coisa mais louca e transformadora que vivi em toda minha vida! No começo, quando soube que ia raspar, foi bem desafiador. Fiquei assustada! Tive até dor de estômago no dia de raspar. Mas depois que começou aquele barulhinho da máquina e começaram a raspar o meu cabelo, eu senti uma liberdade sem igual. Antes, eu pensava que pra ser bonita eu tinha que estar sempre com o cabelo comprido, arrumado, e agora que não tenho mais os cabelos (onde me esconder), eu vejo claramente que fiquei mais bonita. A beleza vem de dentro pra fora e não de fora pra dentro!

São poucas as atrizes que têm esse desafio de raspar o cabelo para um papel. É algo que marcará a sua carreira, né? Na hora que me convidaram já falaram que tinha que raspar os cabelos. Eu topei na hora! Mas depois quando foi chegando a hora de raspar confesso que fiquei um pouco confusa. Mas sempre soube que isso poderia acontecer em algum momento da minha trajetória como atriz, só não esperava que acontecesse de fato. Mas meu amor à arte, à minha profissão é muito maior que minha vontade de ter cabelos longos. E cabelo logo cresce. Então não pensei duas vezes e topei.

Rainha AAT. Foto: Blad Meneghel/Record TV

Você iniciou na carreira artística como modelo. O que essa experiência, de viagens, de perrengues, de “nãos”, de batalha por trabalho, ajudou na profissional que você é hoje. Porque a gente sabe que glamour é muito para quem vê de fora... Eu sempre sonhei e sempre estudei pra ser atriz. Mas ser modelo foi uma oportunidade que me surgiu quando eu tinha 15 anos e foi acontecendo. Eu vi na carreira de modelo uma maneira de ganhar dinheiro pra investir na minha carreira de atriz. Mas como modelo, em todos os países que eu morei, sempre acabava pegando trabalhos como atriz porque eu era aquela “modelo que segura texto”, significa que eu tinha facilidade e habilidade de ter falas e atuar. Então, em todos os países que eu morei trabalhando como modelo eu sempre acabava pegando vários comercias com fala, participação em alguma série,  fiz até filmes em Bollywood na Índia. E sim, tem muitos perrengues, mas ao mesmo tempo são eles que nos fazem crescer. Esse ano completo 20 anos de carreira de modelo. Já perdi as contas de quantos países eu morei. Morei na Itália, Turquia, Grécia, Alemanha, China, Índia, EUA, África do Sul, México... Além de ter trabalhado em outros países também. Eu falo fluente inglês, espanhol e italiano.

Então o seu desejo sempre foi atuar? Desde criança meu sonho era ser atriz. Encontrei na carreira de modelo uma maneira de estar mais perto do meu sonho. Mas foi em 2011 que criei coragem de largar tudo no México, onde eu estava trabalhando como modelo, e vim pro Rio de Janeiro bater na porta das emissoras. Logo de cara consegui meu primeiro teste pra oficina de atores da Record, passei, e foi lá onde minha carreira como atriz de fato começou.

Você, inclusive, tem um curso online para modelos. Qual o objetivo desse curso? Tenho um curso de modelos online onde eu ensino tudo o que eu aprendi ao longo dos meus 20 anos de carreira. Como não cair em ciladas, como começar, como fazer fotos profissionais, maquiagem, postura, desfile, visagismo, inteligência emocional pra lidar com os nãos, tudo que um jovem precisa saber pra ter uma carreira artística de sucesso. Eu costumo dizer que com o curso, encurtamos o caminho das pedras! Eu adoraria que no começo da minha carreira tivessem me orientado dessa maneira e foi por isso que eu criei o curso. Relançamos o curso em março e abri uma comunidade com um grupo no WhatsApp, onde já estamos com mais de 70 jovens que querem começar essa carreira. Tá sendo maravilhoso ter esse contato tão próximo com todos esses jovens e ver neles a Bianka de 20 anos atrás. Se eu consegui chegar até Aqui, eles também conseguem!

Se você pudesse dar um conselho para uma menina que sonha em ser modelo, qual seria? Determinação e foco. Acredite na força dos seus sonhos! Nenhum sonho é impossível de realizar.

Gênesis: Veja os personagens da nova fase Abraão