Paraíso Tropical: Antenor baixa a crista e sai da prisão após ajuda e lição de quem menos esperava

Antenor é preso após tentar subornar policial na estrada, em Paraíso Tropical


18 de abril de 2024 01h45

Foto: Reprodução Globo

Por Ana Júlia Amaral

Nos próximos capítulos de Paraíso Tropical, Antenor (Tony Ramos) é preso após subornar um policial na estrada. O ricaço estará em Paraty, triste, sozinho, sem Lúcia (Glória Pires), quando Nereu (José Augusto Branco) o convence a procurar Daniel (Fábio Assunção). O rapaz rompeu com o empresário quando descobriu que ele pagou Taís (Alessandra Negrini) para separá-lo de Paula (Alessandra Negrini). Daniel marca um encontro no fim do dia.

Mas como chove muito em Paraty, Antenor segue de carro. No meio da estrada, ele é parado numa blitz. Ali, percebe que esqueceu os documentos e tenta subornar o policial. Após muita discussão, ele é levado para a delegacia. Lá, o ricaço também é arrogante com o delegado e acaba atrás das grades por desacato. No Rio, Belisário (Hugo Carvana) fica sabendo que o filho está detido e tentou falar com Rodrigo (Carlos Casagrande).

Paraíso Tropical: Preso e triste, Antenor se surpreende ao ver Belisário entrar na cela

Belizário contata o advogado da empresa e segue para a delegacia. Ao chegar lá, pede para conversar a sós com o filho. Assim que dá de cara com o pai, Antenor quer saber o que ele faz ali. “Você imagina como é humilhante para mim essa situação toda... Parecia tão simples, uma gorjeta”. Belisário diz lamentar profundamente o que ocorreu. “Mas acho que dessa vez você não foi tão arrogante assim... Eu entendi que você estava com pressa e tinha um motivo sério”.

Na conversa, Belisário lembra da própria prisão quando Antenor era criança, por ele ter tentado subornar um fiscal quando vendia uísque falsificado. Antenor conta que todos chamavam Belisário de ladrão. “Acho que a única coisa que você sentiu foi vergonha. Claro, o seu pai, um ladrão. A única coisa que você não lembra, que você não sabe, é que desde criança você é como eu, duro, orgulhoso. Eu sempre soube que o que arrasou a sua infância foi essa humilhação”.

Paraíso Tropical: Belisário emociona Antenor com lição sobre compaixão, saber perdoar e pedir desculpas

Belisário fala que única coisa que não esqueceu todos esses anos é o filho ter se tornado esse homem duro, orgulhoso. “Aquele menino, com 10, 11 anos, que jurou que não seria mais humilhado e construiu o Grupo Cavalcante. Isso você me deve, Antenor”. Antenor concorda. Belizário encara o filho e diz que, a partir daquele momento, o empresário vai ficar devendo uma segunda coisa a ele. “A única herança que você vai levar de mim”.

Ele pede para o filho prestar a atenção. “Às vezes, o orgulho e a autoestima são fundamentais. Mas, em algum momento da vida, a gente precisa deixar de lado o orgulho, a vaidade, e dar passagem a um sentimento pequeno burguês, antiquado, classe média, o carinho, a compaixão, a capacidade de perdoar, de pedir desculpas”. Antenor se emociona, pede perdão ao pai e os dois se abraçam, emocionados. Depois, ele assina os papéis se comprometendo a voltar à delegacia quando chamado a depor, e segue para casa.

Novela Paraíso Tropical

No ar no Vale a Pena Ver de Novo, Paraíso Tropical tem autoria de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, com colaboração de Ângela Carneiro, João Ximenes Braga, Maria Helena Nascimento, Nelson Nadotti, Sérgio Marques, Rosa Maria e Marília Garcia.

Exibida originalmente em 2007, a novela tem direção de núcleo de Dennis Carvalho, direção-geral de Dennis Carvalho e José Luiz Villamarim e direção de Amora Mautner, Maria de Médicis e Cristiano Marques. Com o fim de Paraíso Tropical, Alma Gêmea será mais uma vez exibida no Vale a Pena Ver de Novo.