Nos Tempos do Imperador: Luísa perde o bebê e tem a vida salva por Pilar

Durante a recuperação, a condessa revela à médica sobre a sua relação com Pedro


27 de setembro de 2021 00h11

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Nos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador, Luísa (Mariana Ximenes) terá uma grande tristeza, por outro lado, ganhará de volta o afeto de Pilar (Gabriela Medvedovski). A Condessa chega em casa passando muito mal. Justina (Cinara Leal) corre até ela. “Estou sangrando! Estou perdendo meu bebê!”, diz Luísa, desesperada. A empregada percebe a gravidade e diz que é preciso chamar um médico. Mas Luísa fala que não. “Ninguém pode saber dessa gravidez!”.

Apavorada, Justina fala que é a vida dela que está em questão. “Só existe uma pessoa que pode me ajudar agora”, afirma a condessa. Momentos depois, Pilar chega. Luísa está muita fraca, prestes a desmaiar. “Pilar! Acho que estou perdendo o meu filho!”. A jovem fica incrédula. “Filho?”. Mas logo se refaz. “Vamos cuidar disso”. A condessa pondera que, antes, ela precisa saber quem é o pai. “Isso não é da minha conta”, diz Pilar, muito profissional.

LUÍSA APÓS TER A VIDA SALVA POR PILAR: “ESSE FILHO NÃO ERA DE QUEM VOCÊ PENSA. O AMOR DA MINHA VIDA É E SEMPRE FOI DOM PEDRO”

A médica logo começa a examiná-la, até que dá a triste notícia. “Infelizmente, a senhora perdeu a criança”. Luísa vira o rosto e chora muito. Pilar avisa que é necessário urgentemente retirar a placenta. “Não é justo, sei que não tinha o direito, mas esse anjinho era um presente”, fala a condessa. Nisso, Pilar avisa que elas precisam ir para a Ordem Terceira. Mas Luísa é firme e diz que não sairá de casa. “Ninguém pode saber dessa gravidez! Por isso chamei você. Seria um escândalo!”. Pilar é sincera. “Ou a senhora vai para o hospital, ou poderá morrer aqui”, diz.

Ela explica que o procedimento é doloroso e precisa de enfermeira, medicamentos... Mas a condessa está decidida. “Imploro que faça o que for possível! Se não puder fazer nada, aceito o meu destino. Se morrer a culpa será minha. E nem pense em me levar à força”. Pilar tem uma ideia e pede à Justina para trazer panos de linho limpos. Luísa pergunta o que vai fazer. “Tentar salvar a sua vida”, fala. A médica conta que tentará um procedimento que nunca fez. Ela começa. E Luísa se contorce de dor, até que fala que não está mais aguentando.

Justina insiste para ela ir ao hospital, mas a condessa nega. “Se morrer, prometam que jamais revelarão o motivo!”. Pilar pede para ela não falar bobagem. Quando a médica vai buscar mais água, Luísa pede à Justina para revelar a verdade à médica e falar a Dominique que sempre o amará. E a Pedro (Selton Mello), que o seu amor será eterno. Pilar volta, segura a mão de Luísa e fala para ela ser forte e tentar mais uma vez. Luísa geme dor e quase desmaia. “Deu certo! A placenta saiu, agora vamos conter a hemorragia”, comemora Pilar.

A condessa aperta a mão da médica. “Eu sabia que ia conseguir me ajudar! Você tem que me ouvir! Preciso explicar tantas coisas”. Pilar diz que não é o momento e que ela precisa descansar. “Você salvou a vida da condessa. Parabéns, doutora Pilar. Que Deus lhe abençoe”, agradece Justina. Na manhã seguinte, Luísa acorda bem, sem febre, e mostra-se feliz ao ver que Pilar ainda está ali. Logo, diz que a jovem precisa saber a verdade sobre a sua gravidez. “Tem a ver com a sua vida também. Este filho era do homem que eu amo... Até hoje somos amantes”.

Pilar, ainda achando que é Samuel, diz que isso não é da conta dela. “Não é quem você pensa. O amor da minha vida é e sempre foi Dom Pedro”. A médica fica em choque. A condessa explica tudo e todas as vezes que Samuel (Michel Gomes) a ajudou a não ser flagrada com Pedro pela Imperatriz. Pilar só não entende o motivo de Dolores (Daphne Bozaski) ter mentido para ela. No fim da conversa, as duas se olham com o mesmo afeto de antes. “Me desculpe por ter demorado tanto a fazer isso. E obrigada, por salvar a minha vida. É bom tê-la perto de novo”, diz Luísa. A médica a olha, com carinho.