Verão 90: Jerônimo salva João de levar um tiro

Janaína tem conversa franca e emocionante com o filho pilantra


  • 03 de maio de 2019
Foto: Reprodução Globo


João (Rafael Vitti) e Janaína (Dira Paes) estão saindo do restaurante quando observam um rapaz sendo espancado.

E logo pecebem que é Jerônimo (Jesuíta Barbosa). Janaína grita, e João corre para ajudar o irmão.

Essa sequência irá ao ar a partir do dia 7 de maio.

JERÔNIMO FRAGILIZADO DIANTE DE JANAÍNA: “EU TÔ MUITO SOZINHO, MÃE...”

João dá um soco num dos homens. Mas logo um outro o aponta uma arma, e mesmo caído, Jerônimo o empurra com o pé, salvando a vida do irmão. Os caras fogem. “O tiro... Pegou em você?”, pergunta o malvado, meio zonzo. “Não! E você, tá bem?”, quer saber João. Janaína chega aflitíssima, e pede para João ajudá-la a levar Jerônimo até o restaurante.

Lá, ela cuida dos machucados do filho. E eles lembram de quando ele era criança. “Sempre foi exagerado! Lembra o escândalo que cê fez quando quebrou o dente?”, diz ela. “Pô, mãe, fiquei praticamente banguelo!”, fala ele. Janaína disfarça a emoção, e sai para pegar um analgésico. João vai atrás. “Mãe, pelo amor de Deus, não vai ficar mal, preocupada com o Jerônimo...”, diz ele.

 

 

“Não tô preocupada com ninguém, menino! Mas eu não podia deixar ele naquele estado, né? Você também ajudou...”, fala a cozinheira. “Eu sei, mãe. Não tô criticando, só quero que você veja que ele não mudou nada, tá metido em confusão, como sempre”, lembra o jovem. E ela diz que Jerônimo não a engana mais. No outro dia, no restaurante, a chef se supreende ao ver Jerônimo chegar.

E ele pede para conversar. Janaína diz estar ocupada. Ela dá um “chá de banco” nele, mas o pilantra não arreda o pé. Horas depois, mãe e filho estão frente a frente. Ele diz que pensou no que aconteceu no dia anterior. E ela garante que faria o que fez por qualquer pessoa. “Eu sei, mas não foi qualquer um, né? Eu sou seu filho...”, diz ele. Janaína logo diz que ele quer enlouquecê-la, ainda mais depois de tudo o que aprontou. “Eu tô muito sozinho, mãe...”, confessa ele, fragilizado.

Verão 90: Janaína destrata Manuela ao vê-la de novo com João

JANAÍNA A JERÔNIMO: “O QUE MAIS QUERIA ERA VOLTAR A ACREDITAR EM VOCÊ, FILHO! MAIS DO QUE PROVAR A INOCÊNCIA DO JOÃO, QUERIA TER MEU MENINO DE VOLTA”

Nisso, Janaína pergunta sobre os amigos dele da Play TV, ele diz que não estão nem aí pra ele. Janaína disfarça, mexida por dentro. “Eu sinto falta de você, mãe”, fala ele. “Então se arrepende, faz o que é certo, meu filho, me diz o que aconteceu naquela noite...”, questiona ela sobre a morte da Nicole (Bárbara França). Mas Jerônimo não gosta de ouvir aquilo, diz que ela só pensa no João.

Janaína se aproxima dele, firme. “Meu filho, eu tô vendo que você se decepcionou com a vida que escolheu... Sempre dá tempo de voltar atrás. Ontem você salvou seu irmão de levar um tiro, mostrou que ainda se importa com ele. Então ajuda a provar que o João é inocente”, pede ela. “É só isso que te interessa, né? Se eu vou ou não livrar a cara do João!”, fala.

A chef tenta fazê-lo entender. “Isso não tem nada a ver com o João. Tem a ver com nós dois. Como você quer que eu me reaproxime de você, sabendo que você tá mentindo sobre algo que acabou com a vida do seu próprio irmão? Sinto tanta culpa por não ter percebido o que tava acontecendo. Que você tava se transformando numa pessoa traiçoeira, egoísta”, diz ela. “Você sempre pensa o pior de mim”, fala ele. “O que eu mais queria nessa vida era voltar a acreditar em você, filho! Mais do que provar a inocência do João, eu queria ter meu menino de volta”, afirma ela.

Nisso, os dois choram muito. “Mas eu preciso que você me ajude, Jerônimo... Não importa o que você tenha feito, se você falar a verdade, se me contar tudo... A gente dá um jeito! A gente volta a ser família...”, diz ela. Jerônimo enxuga as lágrimas e avisa que tem que ir. “Pensa em tudo que eu te falei, por favor...”, pede ela. “Tudo bem, eu vou pensar...”, garante ele, que sai apressado e abaladíssimo.

 

 

Verão 90: Manu descobre que João é o "português Manuel"



Veja Também