Verão 90: Janaína é eleita chef do ano e ganha prêmio de... Mercedes

Empresária gananciosa é obrigada a "engolir" sucesso da cozinheira


  • 23 de abril de 2019
Foto: Reprodução Globo


Nada como um dia após o outro. Depois de ser humilhada por Mercedes (Totia Meireles) na época da prisão de João (Rafael Vitti), quando ainda passava dificuldades financeiras, Janaína (Dira Paes) tem o seu dia de glória, para fúria da ambiciosa empresária.

Essa sequência está prevista para ser exibida a partir do dia 26 de abril.

HERCULANO PROVA O CAMARÃO TROPEIRO DE JANAÍNA: “JUNTAR BAHIA COM MINAS É DE TIRAR O CHAPÉU”

Com o sucesso do restaurante Sua Praia, Janaína concorre ao disputado prêmio Garfo de Ouro, em badalada feira gastronômica em hotel de São Paulo. Na cozinha industrial, a chef prepara a sua receita, quando Herculano (Humberto Martins) a surpreende. “Só pelo cheirinho dá pra sentir que teu prato tá uma delícia...”, diz ele. “Herculano! Cê não pode entrar aqui, já pra fora, seu doido!”, diverte-se a cozinheira.

O cineasta diz que só veio “roubar” um beijo. E pede uma provinha do prato. “Como o tema é Sabores do Brasil, resolvi dar uma inventada... Juntei dois pratos típicos e batizei de Camarão Tropeiro... Leva feijão branco, linguiça, bacon, farinha e camarão! É o mar e a terra, Bahia com Minas...”, conta ela. “Mas olha que juntar Bahia com Minas é de tirar o chapéu”, elogia ele.

 

 

Já no auditório, garçons levam pequenas provas das receitas a um grupo de jurados. Numa das mesas para avaliar os pratos, estão Mercedes e Quinzão (Alexandre Borges). “Esse picadinho está ok... Gostei mais do virado a paulista”, fala o ricaço. “Prova com atenção o camarão tropeiro! Tem nome popular, mas é sofisticado... Só vi pratos de carne de porco e frutos do mar na paella espanhola, no Brasil nunca”, diz a poderosa empresária, sem nem imaginar quem criou o prato.

Quinzão prova. “Sensacional... Como diz o Serginho Maciel, nosso amigo diplomata, tá de largar a família em Noite de Natal...”, diz. Mercedes dá risada.

Verão 90: Larissa e Diego ganham lua de mel de Quinzinho e Dandara

Verão 90: Manu se encanta com Manuel após receber carta

MERCEDES PERDE TODA A SUA POSE AO TER QUE PREMIAR JANAÍNA

Numa salinha próxima, Janaína está tensa junto dos outros competidores. “Os melhores chefes do Brasil estão aqui... Vai ser dureza...”, constata ela. “Eu acho que não tem pra ninguém... Você ganha essa, mole!”, fala Herculano. “Já pensou se eu levo o Garfo de Ouro? Ia ser a glória! Mas tem tanto prato bom e o meu é meio ousado... Será que eu tinha que ter feito algo mais tradicional?”, diz ela.

Herculano a tranquiliza. “Tradicional, você, meu amor? De jeito nenhum! Você vai se destacar, justamente, porque fez uma receita surpreendente”, fala. “Cê conseguiu ver a cara dos jurados? Deu pra sacar se eles são caretas?”, quer saber ela, que logo diz que nem os concorrentes sabem quem são os jurados e vice-versa. Logo Herculano vê que está na hora da divulgação do resultado e segue para o auditório, quando esbarra com Quinzão, que diz ser um jurados. “Eu vim com uma das concorrentes... A Janaína Guerreiro”, conta o diretor. “Danou-se...”, conclui Quinzão.

É que neste momento, Mercedes já está no palco para entregar um papel e plaquinha com Três garfinhos dourados de Chef do Ano. “Boa noite, é uma honra anunciar o ganhador da Feira Gastronômica de 1993... Vamos conhecer nossos concorrentes... Que entrem os chefes!”, fala. Todos aplaudem, e a empresária se assusta ao ver ali, Janaína. “Tô vendo muitos rostos conhecidos... Outros nem tanto. E o troféu Garfo de Ouro desse ano vai para... O Camarão Tropeiro!”, diz.

Janaína não se contém de euforia e dá um grito. Mercedes fica ali, sem acreditar, e até confere de novo o papel. “Da chefe carioca... Janaína Guerreiro...”, fala ela, a contragosto. Sorridente, a mãe de João (Rafael Vitti) sobe ao palco.  "Parabéns, Janaína Guerreiro!”, fala Mercedes, querendo morrer. “Obrigada!”, agradece Janaína, sorridente, altiva. No fim, Mercedes ainda é obrigada a trocar um beijinho com a vencedora, antes de entregá-la o troféu.

 

 

Verão 90: Larissa e Diego trocam declarações de amor

Verão 90: Quinzinho se casa com Dandara para surpresa de todos



Veja Também