Rafael Cardoso: “Acho que vai ser lindo o encontro de Cris e Daniel”

Ator brinca que “Alain perdeu”, e conta ainda ser espiritualista


  • 30 de janeiro de 2019
Foto: Globo/Raquel Cunha


Por Luciana Marques

Em sua segunda novela de Elizabeth Jhin com o tema vidas passadas, Rafael Cardoso se sente em casa. Não só por admirar o texto da escritora, mas também por ser espiritualista. “Eu cuido muito da alma. Corpo, mente e espírito devem estar alinhados para podermos seguir em frente”, ressalta o ator, que praticamente emendou a trama das 6 com O Outro Lado do Paraíso, em 2018, em que se destacou como o vilão Renato.

Atualmente no ar em Espelho da Vida, Rafael dá vida nos anos 30 ao pintor Danilo, o grande amor de Julia Castelo (Vitória Strada). E acabou de entrar agora com um novo papel, do fotógrafo Daniel, a reencarnação de Danilo, que vive em Portugal. Nos próximos capítulos da novela, o personagem começa a fazer regressão com a terapeura Letícia (Letícia Persilles). Numa das sessões, se vê como Danilo pintando o quadro de Julia, o mesmo que lhe deixou impressionado quando viu em um museu de Portugal.

Ao vislumbrar também o rosto de Cris/Julia, ele diz que irá descobrir a identidade da moça, e também que em breve viajará ao Brasil, país de seu pai, Pedro, filho de Margot (Irene Ravache). Um dos momentos mais esperados do público será a chegada dele em Rosa Branca e o encontro com Cris Valência (a Julia no passado). O ator já “shippa” o casal. “Sinto muito para o Alain. Acho que perdeu, playboy”, brinca ele, referindo-se ao cineasta e ex-noivo da personagem, Alain, papel de João Vicente de Castro.

Daniel (Rafael Cardoso). Foto: Globo/Raquel Cunha

Você deixou o vilão Renato, de O Outro Lado do Paraíso, e veio agora fazer dois personagens em espelho da Vida. Como é sair de um vilão e fazer papeis mais bonzinhos?

Depois de viver aquele bálsamo, vim para cá e é tudo amor, tudo certo. Está muito bom. E eu não sabia que seria tão tranquilo para mim. O Daniel entrou um pouco depois, então eu estou quase de férias. Eu brinco com o Pedrinho (Pedro Vasconcelos - diretor artístico), pô, eu só quero agora trabalhar contigo e com a Beth. Acho que de cinco, seis meses, eu gravei um mês e meio, dois. Está a melhor vida do mundo.

Resumos de Novelas - Espelho da Vida - De 04 a 09/02

Espelho da Vida: Daniel é a reencarnação de Danilo Breton

O que você acha do tema da novela, vidas passadas?

Eu gosto e acredito. Eu já fiz Além do Tempo com a Elizabeth Jhin. E eu frequento de tudo um pouco, desde centro espírita, casa de umbanda, candomblé, outros centros. Eu sou espiritualista, eu acredito nisso mesmo. Corpo, mente e espírito devem estar alinhados para podermos seguir em frente. Então eu estou sempre trabalhando a parte do espírito também.

E qual é a história do Daniel?

Ele é um artista também, um fotógrafo. Ele está em Portugal, e ele está na busca dele mesmo, acho que ele começa a fazer terapia para tentar se encontrar. Ele está procurando quem ele é, se encontrar, encontrar esse amor, esse vazio que ele não sabe de onde vem. Essa busca, acredito eu, dessa vida passada, desse amor. Ele está buscando primeiro se melhorar, e na busca desse vazio, ele acha essa história recorrente na cabeça dele. Acho que a partir daí que a gente vai conseguir ligar ele de Portugal para cá, nessa exposição que ele vem fazer, o quadro, as fotos...

E ele na trama é neto da Margot (Irene Ravache)?

É. À princípio eu achei que era filho, mas aí eu teria que envelhecer muito (risos). E aí teriam que chamar outro ator para fazer. Eu não posso falar muito, mas vem coisa boa por aí. Esse final da novela promete, vai pegar fogo.

Danilo Breton (Rafael Cardoso) e Julia Castelo (Vitória Strada). Foto: Globo/Victor Pollak

Quando o Danilo apareceu pela primeira vez, foi um frisson nas redes sociais. Como é isso pra você?

É bom demais! Acho que a colheita é certa, né? Quer dizer que eu plantei direitinho lá atrás e venho colhendo devagarzinho. A galera pedia para eu voltar. Eu vou muito à feira, supermercado, é uma das coisas que eu mais gosto. Quando vou preparar uma comida, mesmo que tenha coisas em casa, eu sempre vou comprar algo diferente. E as pessoas sempre vinham perguntar se eu estava nessa novela, na outra...

Nas redes sociais bombou muito o casal #Junilo, Julia e Danilo. Só que agora também tem um grupo torcendo pelo #Crilain, Cris e Alain. Como você acha que vai ser agora, com o Daniel entrando, vai ser mais um casal shippado?

Eu acho que sim. Na verdade, eu só estou esperando por este momento de eles se encontrarem. Acho que vai ser lindo! Aí sinto muito para o Alain... Acho que já era, aí perdeu playboy!

E esse visual, sem barba?

Tá bom assim... Eu estava de barba há muito tempo. As pessoas falavam, pôxa, o Rafael não tira a barba... Agora está cara limpa, visual novo, está ótimo. Minha filha, Aurora, que não gostou muito. Ela diz: 'Papai, cadê a sua barba, cadê, eu não gosto. Deixa a barba crescer'. A Aurora fica louca.

Como é agora ter um casalzinho, a Aurora e o Valentim (do casamento com Mariana Bridi)?

Os dois são maravilhosos. A Aurora está com 4 anos, o Valentim com 9 meses. É uma grande diferença ser pai de menina e de menino. Menino é bruto, é ogro, a motricidade desenvolve mais rápido, mas a cabecinha, as meninas são mais rápidas. Na parte cognitiva a mulherada tira onda da gente. A gente tem muito que aprender com as mulheres... ele é muito carinhoso, mas é bruto, bate... Mas é bom depois.



Veja Também