Laços de Família: Saiba com quem Helena fica no final da novela

Empresária toma decisão ousada por amor antes de se declarar ao eleito


09 de outubro de 2020

Foto: Reprodução Globo

A reta final de Laços de Família será de emoção pura e muita doação de amor. Depois de descobrir que Camila (Carolina Dieckmann) está com leucemia e ouvir que só um transplante de medula pode salvá-la, Helena (Vera Fischer) toma uma decisão ousada. Depois de ver que Fred (Luigi Baricelli) não é compatível com a irmã para a doação, ela revela ao Dr. César (Luiz Baccelli), que trata da filha, que o pai de Camila, no caso Pedro (José Mayer), está vivo. Ela pergunta ao médico que se tiver um outro filho com ele, haveria uma grande probabilidade de a criança ser compatível com a filha para doar a medula. Ela ouve do doutor que aumenta muito a possibilidade.

Por amor à Camila, ela resolve ter um outro filho com Pedro. Em meio a tudo isso, Miguel (Tony Ramos), com quem ela está namorando na ocasião, marca um jantar e a pede em casamento. Sincera, Helena diz que não pode aceitar, mas não explica exatamente o que está acontecendo. Helena vai até o haras e os dois fazem amor. A ciumenta Íris (Deborah Secco) fica sabendo e conta a Miguel que Helena está traindo ele. No dia seguinte, a empresária termina o seu relacionamento com Miguel, dizendo que precisa resolver uma pendência do passado com Pedro. Algum tempo depois e ela descobre que está grávida.

Em uma conversa séria, revela a Pedro que ele é pai de Camila e que engravidou de propósito para tentar salvar a vida da filha. Num primeiro momento, o administrador do haras fica furioso, mas depois entendei o grande ato de amor e doação de Helena. Ela revela tudo também aos filhos, deixando Camila extremamente emocionada. Um tempo depois, Helena marca um encontro com Miguel e revela toda a situação. Apesar de ainda magoado, ele entende a decisão da amada. E assim que Vitória, filha de Helena, nasce, ele decide mandar um cartão e flores. Mas sua filha, Ciça (Julia Feldens) acha um absurdo. “Eu não quero que zoem de você, que não deem risada e comentem você foi traído e aceitou tudo sem protestar, passivamente”, fala.

Miguel (Tony Ramos) e Helena (Vera Fischer). Foto: Reprodução Globo

MIGUEL À CIÇA SOBRE DECISÃO DE HELENA DE TRANSAR E ENGRAVIDAR DE PEDRO: “EU AMO A HELENA HOJE, AINDA MAIS DO QUE ANTES”

Miguel fica furioso. “Olha, menina, você não sabe o que é o amor, do que o amor é capaz. Você não sabe o quanto de milagre ele realiza dentro da gente”, diz. Ciça continua irredutível, dizendo que o pai foi traído. Mas Miguel, do alto de sua sabedoria, dá lição de moral na filha. “E eu conheço muito bem a Helena, sei muito bem quais são os sentimentos dela por mim. Ela não me traiu. Antes, ela terminou comigo. Portanto, ela estava livre. E ela foi atrás, sabe do quê? Da salvação da filha dela. E isso é muito forte, só faz com que eu sinta ainda mais respeito por essa mulher. Eu amo a Helena hoje, ainda mais do que antes”, fala. Ele ainda mostra a aliança que havia comprado. “Eu quero que você saiba que eu vou pedir a Helena em casamento. Tô só esperando passar esse momento difícil para ela”, avisa.

Depois que tudo passa, que Camila consegue fazer o transplante, Ciça passa por uma mudança profunda. E se desculpa com Miguel. No último capítulo da trama, quase todos os personagens participam de uma festa à fantasia de aniversária de Estela (Julia Almeida), na casa de Alma (Marieta Severo). Nisso, Miguel, se aproxima de Helena. “Eu posso imaginar o que você está pensando”, diz ele. “Pensando, lembrando, vivendo e revivendo. Sabe, Miguel, parece que a minha vida é uma novela”, constata ela. “Mas com final feliz”, emenda ele. “Muito feliz”, concorda ela. Nisso, o dono da livraria a surpreende. “E final feliz em novela tem que ter casamento... Helena, eu renovo o meu pedido de casamento”, diz ele, que tira a caixinha do bolso com a aliança. “E volto a lhe oferecer o meu presente”, fala.

Helena se ilumina, e o encara. “Eu pensei que você tivesse desistido”, fala. “Não, eu só estava esperando a tempestade passar”, garante ele. Camila e Ciça observando tudo ali próximo. Helena pega a aliança e entrega de volta a Miguel. Num primeiro momento, ele estranha. Mas logo ela fala: “Eu aceito”. Miguel sorri, feliz da vida, e coloca a aliança no dedo dela. Depois de beijar a mão de Helena, os dois se beijam, sob os olhares felizes das filhas. Depois, eles se casam, com a presença de quase todos os personagens, e curtem a agora “grande família”.

Miguel (Tony Ramos) e Helena (Vera Fischer). Foto: Reprodução Globo

 

Laços de Família: Veja com quem Capitu fica no final da trama