Flávia Alessandra volta a gravar trama das 7 após pausa: “Em outro ritmo e de forma responsável”

Atriz cita fase com muitas revelações para a sua Helena e festeja repercussão da icônica vilã Sandra


  • 04 de agosto de 2020
Foto: Dessa Pires


Por Luciana Marques

Há mais de 30 anos, Flávia Alessandra deleita o público com o seu talento em inúmeras novelas. Uma das mais requisitadas de sua geração por autores e diretores, são as raras vezes ela fica um tempo grande fora do ar. Atualmente, assim que o telespectador se sentiu órfão da Helena, sua misteriosa e encantadora personagem de Salve-se Quem Puder, que precisou sair do ar por conta da pandemia da Covid-19, eis que a atriz surge divando com outro papel. Desta vez, na reprise de Êta Mundo Bom!, de Walcyr Carrasco, no Vale a Pena Ver de Novo, como a vilã Sandra. “Está sendo uma delícia poder saborear esse trabalho sem aquele olhar crítico de quando a gente está gravando”, disse ela, na live Papo de Folhetim no nosso Instagram, nesta segunda, 3.

Durante o papo, Flávia contou que volta a gravar a trama de Daniel Ortiz no fim desta semana. E segundo a atriz, que já esteve nos Estúdios Globo para ver figurino e fazer teste de maquiagem, que agora será feita pelos próprios atores, tudo está sendo feito seguindo regras rígidos de um protocolo de segurança criado pela emissora. “A ideia é essa, vamos retomar sem nenhuma pressão de tempo, de quantos capítulos, de quando estreia, é, vamos retomar, de forma muito responsável”, contou. A atriz revelou ainda que já recebeu novos blocos de capítulos e adianta que o público pode esperar muita emoção para a sua Helena na segunda temporada da novela. “Gente, imagina essa mulher tendo noção de que Mário (Murilo Rosa) tá vivo, que a filha, Luna (Juliana Paiva) tá viva...”, comentou ela.

Veja nessa matéria alguns trechos do papo com a atriz, que é casada com o apresentador Otaviano Costa, e mãe de Giulia, de 20 anos, e de Olívia, de 10. E no vídeo abaixo, toda a entrevista em que falamos ainda de carreira, sucesso, família, idade, credibilidade na área artística e na publicidade...

PERSONAGEM HELENA - "No início foi um desafio gigantesco, era um personagem que eu não sabia a índole dela, o motivo de ela ter largado filha e tal. Depois esse mistério se tornou o combustível para eu fazer essa personagem, eu falei, Deus, quando que eu já passei por isso? Nunca. Quando eu vou passar de novo, não sei, então vamos lá. Então o Daniel só me apontou alguns caminhos que não eram e aí eu entrei de cabeça na novela. E antes de a gente sair do ar com a pandemia, ele acelerou o processo de revelação da personagem e contou, de fato, que ela tinha aquela família, tinha viajado, cometeu um crime e que pra ela a Luna e o Mário estavam mortos."

Luna (Juliana Paiva) e Helena (Flávia Alessandra). Foto: Globo/João Miguel Júnior

HELENA É A GRANDE VÍTIMA DE SALVE-SE QUEM PUDER - "E depois, eu conversando com o Daniel Ortiz, eu falei, caraca, essa mulher é vítima de tudo e de todos, inclusive do Hugo, que ela acha que é a proteção dela, o salvador, e ela é vítima inclusive nas mãos dela. E conversando, o Daniel falou, Flávia, eu poderia dizer que a Helena é a maior vítima de toda a novela. Aí eu falei, caraca, essa mulher ainda vai sofrer muito. E de fato, alguns capítulos já vieram, tem algumas revelações. Gente, essa mulher sofreu muito, então, qualquer pontinha, será ela do mal, qual a índole, isso tudo ficou mais do que claro que é uma mulher que recebeu essa rasteira da vida, que é uma grande vítima, e que pelas pauladas da vida se tornou essa mulher mais fria, mais objetiva. O que eu posso falar é que tem cenas maravilhosas."

CONEXÃO EM CENA COM JULIANA PAIVA, A LUNA, SEM SABER QUE ELA É A SUA FILHA A gente tinha que ter essa conexão, sem saber o motivo, olhar daquela maneira, me incomodar daquela forma, ao mesmo tempo não tendo revelado pra mim, será que ela pode ser minha filha? Não, porque pra mim minha filha tá morta. Isso era um ingrediente que eu sabia desde o início. O Daniel me falou, a sua filha está morta, é isso que você tem que ter em mente. Mário e Luna estão mortos. Em nenhum momento eu olhava para a Luna, tipo, será que ela é minha filha, não, não existia isso. A gente tomava muito cuidado com isso, qual é a intenção que a gente está dando aqui por trás, o que será que tá vindo, que tá incomodando, sem a gente revelar mais.

NOVAS EMOÇÕES DE SALVE-SE QUEM PUDER - "Eu acho que ela vai ser muito leoa. Nossa, imaginar possibilidades, quando a gente entra na personagem, constrói a história, só de imaginar, a gente é capaz de qualquer coisa, mãe, né? Eu posso dizer que vem sequências maravilhosas. Eu acho que o Daniel nesses meses todos ele foi só se inspirando, se inspirando, que quando ele depositou nos capítulos, nossa, eles estão incríveis. Vem muita novidade, acho que não tem um capítulo que não tenha algo que não se espere."

VOLTA DAS GRAVAÇÕES DE SALVE-SE QUEM PUDER APÓS PAUSA Fiz já maquiagem e cabelo da Helena, mas é tudo muito simples. Ela é uma personagem muito simples, maquiagem é quase nada, cabelo é secar e pronto. Eu começo a gravar no fim dessa semana, mas com uma série de procedimentos, de medidas, de responsabilidades que foram tomadas, fiz o teste antes pela própria Globo. Chegando lá tem uma série de medidas e precauções, então eu tenho esperança de que a gente vai conseguir retomar, num outro ritmo, é claro, porque a gente está com uma equipe muito reduzida. Eu me arrumando, eu trocando a minha roupa, eu me retocando. Vai ser de um outro ritmo, mas eu acho que de uma forma responsável a gente vai conseguir voltar. O que também me deu muita alegria, porque a gente quer ver uma hora a máquina girar, com a responsabilidade, porque já tem muito tempo. E eu fiquei bem empolgada quando a gente teve a primeira reunião prospectando a possibilidade de volta. E eu acho que eles tiveram case, aí o próprio programa da Fátima, o Encontro, o do Huck.... A ideia é essa, vamos retomar sem nenhuma pressão de tempo, de quantos capítulos, de quando estreia, é vamos retomar. E que bom, porque eu já tava com saudades da minha Helena. E é uma novela muito gostosa, e pegou um público novo. A Olívia tava assistindo, ela conheceu o Globoplay com essa novela.

Ernesto (Eriberto Leão) e Sandra (Flávia Alessandra). Foto: Globo/João Miguel Júnior

REVENDO A VILÃ ICÔNICA SANDRA - "É muito mais saudável a relação depois do trabalho já pronto, já fechado. Eu acho que a gente tem um distanciamento maior e a gente saboreia muito mais sem aquele senso crítico que a gente tem quando aquela obra tá no ar, tá aberta e é passível de mudança. Eu confesso que eu tô botando todo o dia o meu relógio para despertar as 16h30. É o horário que eu tendo ir desacelerando do meu dia, e assistir a novela, que tem sido uma delícia. E eu acho que quando a Globo escolheu essa novela para ir ao ar nesse horário, eu acho que foi algo muito pensado. Porque essa novela vem com essa mensagem muito positiva. É uma novela muito leve e totalmente familiar, você consegue reunir a família toda na sala e assistir."

VILÃ SANDRA X VILÃ CRISTINA, DE ALMA GÊMEA - "É lógico que quando veio o convite do Walcyr Carrasco para fazer a Sandra, o meu primeiro impulso foi sim, sim, sim. E depois caiu a ficha da preocupação de eu ter de novo uma personagem que seria uma vilã, de novo no horário das 6. E a gente falou, e aí, como é que eu vou fazer para diferenciar isso aí, Walcyr? Foi aquela apreensão. Mas já no texto ele soube depositar doses de deboche, de sarcasmo, o “titia”, que se tornou irritante de ouvir cada vez que ela pronunciava titia. No texto ele foi depositando isso e eu acho que junto a gente foi encontrando caminhos de ir para um outro lugar, que não era a Cristina. Ela era uma vilã amargurada desde o início, seca, que não tinha sensualidade, era durona, amarga, que nunca sorria. E a Sandra era o oposto, era fútil, volúvel, tudo o você possa imaginar de superficial num ser humano ela tinha. E queria só se dar bem. E a Cristina não, ela era movida por um grande amor. Por mais que depois a busca da Cristina tenha sido as joias, a primeira busca dela era o Rafael, era uma busca por amor. A Sandra não, não importa com quem seja, ela quer se dar bem."

Êta Mundo Bom!: Doutor Araújo flagra Sandra na cama com Ernesto

Êta Mundo Bom!: Anastácia fica frente a frente com o pai milionário de Candinho

 



Veja Também