Danilo Mesquita: “Sou fofo, legal, mas não como Valentim”

Ator festeja papel denso e brinca que personagem é o “mais enganado das novelas”


  • 12 de outubro de 2018
Foto: Globo/César Alves


Por Redação

Quem tem a oportunidade de conhecer pessoalmente o baiano Danilo Mesquita, de 26 anos, se encanta. Destaque como o Valentim de Segundo Sol, o ator é simpático, inteligente, culto, falante. Mas será que ele é tão “fofo” assim como o “ruruzinho” de Karola (Deborah Secco). “Sou fofinho, legal, mas não como ele”, diverte-se.

Nos capítulos que tem ido ao ar atualmente, o pobrezinho do Valentim tem sofrido com grandes revelações, como a traição de Rosa (Letícia Colin), o fato de o filho que seria dele, ser, na verdade, de Ícaro (Chay Suede).

E a maior de todas as revelações, de que Valentim é o filho roubado de Luzia (Giovanna Antonelli) com Beto (Emílio Dantas), ainda bebê, por Karola, que o criou. “Ele provavelmente é o menino mais enganado da teledramaturgia”, diverte-se ele, que viveu o Nicolau em Rock Story, em 2016.

Mas o fato é que Danilo, à frente também do projeto musical Beraderos junto com Ravel Andrade, tem segurado super bem as cenas. E a mais esperada delas, quando descobrir que não é filho biológico de Karola, vai ai ar na próxima terça, dia 16 de outubro.

Valentim (Danilo Mesquita). Foto: Globo/Arthur Meninea

MAIS ENGANADO DA TELEDRAMATURGIA

“A primeira coisa que escuto é ‘você é filho de Luzia’, a segunda é ‘ruruzinho’. Mas o fato de ele ter sido enganado pela Rosa, recebi muitas mensagens do tipo: ‘cara, vai agora que dá tempo de você dar o flagra na Rosa com Ícaro’.”

Segundo Sol: O emocionante encontro de Luzia com Valentim

Segundo Sol: Ícaro pede perdão à Luzia por não ter acreditado nela

VALENTIM

“Ele é um menino que está muito a fim de compreender as pessoas. Nunca houve algo em que ele tenha ficado chateado a ponto de nunca mais olhar para a cara de ninguém. Ele tem suas revoltas e coisas da idade, e só não aceita que escondam as coisas dele. A revolta dele não vem pelos fatos, e sim pelas mentiras que lhe contam. Acho que essa idade dele, 18 anos, é quando a gente começa a entender quem é, o que quer ser. Nesse momento de descobertas, ele quer que o tratem como adulto.”

SEMELHANÇAS COM PERSONAGEM

“Eu gosto de compreender também, é algo que o teatro me ensinou. Acho que ele é mais compreensivo que eu, mas ambos somos pacientes.”

ENCONTRO DE VALENTIM COM LUZIA

“A gente fica desesperado para gravar uma cena assim (risos). Essa novela não tem folga! Como ator me amadureceu muito, porque não teve uma semana de bobeira. Tem muita coisa acontecendo. Quando vão chegando essas cenas grandiosas, já vem uma vontade enorme de desistir. Penso: ‘Meu Deus, não vou conseguir fazer isso’. Vou estudando, e vai chegando perto e me cobro que a parada fique legal. Confio total na direção e no autor João Emanuel Carneiro, e tenho certeza que será uma cena bem feita por eles e por meus colegas.”

VALENTIM X KAROLA

“Não sei de nada mesmo, mas tenho impressão pela coerência, que ele vai ter suas questões com Karola, mas no final das contas ele vai tentar compreender todo mundo. Karola pode ter todos os defeitos, mas ela ama esse menino, o amor por ele é verdadeiro. A questão não é só dinheiro, porque ela poderia ter ido para Paris quando teve oportunidade e não foi, mas ela ficou por essa relação de amor que tem por esse filho. Eu acho que ele não vai dar as costas para ela.”

Rosa (Letícia Colin) e Valentim (Danilo Mesquita). Foto: Globo/Arthur Meninea

DESVIO DE CARÁTER DE ROSA

“João Emanuel Carneiro tem essa característica nas novelas dele. Ninguém é só vilão, nem só mocinho. Valentim é um dos poucos personagens que até agora não teve nenhum desvio de caráter.”

TORCIDA PARA ROSA E VALENTIM FICAREM JUNTOS?

“Eu não. Depois de tudo o que ela fez com o menino, não é possível.”

REDENÇÃO DE ROSA

“Não sei (risos). É tanta coisa que ela está envolvida. Como que você sai disso sabendo de tanto segredo, mexendo com tanta gente perigosa? Tem muita coisa em jogo.”

CARINHO DAS VOVÓS

“Dizem que sou fofo, e não o personagem. As avós e a galera mais velha adoram o Valentim. Ouço do pessoal mais jovem ‘minha mãe te adora’. Sobre ele ser 'banana' é complicado, porque as pessoas sabem de tudo, mas o personagem não sabe de nada. Muitas coisas foram armadas pela mãe dele. Como acreditar que a sua mãe fez tudo aquilo?”

AMADURECIMENTO

“Estou com 26 anos, em um momento da minha vida mais para os 30 do que para os 20, tem que entender que agora sou adulto, é um momento de maturidade pessoal. Junto a isso, fazer uma novela do João, com um personagem importante. Rock Story era ótimo, mas era muita gente jovem junta. Essa novela tem um clima em outro lugar.”



Veja Também