Cauã Reymond e Maria Casadevall: Alta tensão em Ilha de Ferro

Veja quem é quem na série da Globoplay que se passa numa plataforma de petróleo


  • 14 de novembro de 2018
Foto: Divulgação


A partir desta quarta-feira, 14 de novembro, o Globoplay, maior plataforma de streaming brasileira, lança com exclusividade a megaprodução Ilha de Ferro. Estrelada por Cauã Reymond, Maria Casadevall, Sophie Charlotte e Klebber Toledo, a série terá seus 12 episódios disponíveis para os assinantes do Globoplay. O primeiro episódio terá uma exibição no dia 19 de novembro no Tela Quente Especial, da TV Globo.

Escrita por Max Mallmann e Adriana Lunardi, com supervisão de texto de Mauro Wilson e direção artística de Afonso Poyart, a trama de ação, drama e aventura narra a vida de homens e mulheres que trabalham numa plataforma de petróleo em alto-mar. “Foram 130 dias de filmagem, na terra, na água, no céu no fogo. Foi um processo muito denso, visceral, mas de um grande prazer”, diz Poyart.

Foto: Divulgação

Mika Guluzian: “Não topo qualquer trabalho por fama ou dinheiro”

Fernanda Machado vive delegada na guerra do tráfico em Impuros

CAUÃ VIVE PETROLEIRO QUE PERDE CARGO PARA UMA MULHER E É TRAÍDO PELA ESPOSA EM TERRA

A trama conta a história de Dante (Cauã Reymond) e Júlia (Maria Casadevall), que, como todos os petroleiros, vivem pelo menos duas vidas: uma na terra, outra no mar, onde passam duas semana confinados na PLT-137, a ilha de ferro, localizada a uma hora de helicóptero da costa brasileira. Ali, é um perigo de vida constante, mais parece uma panela de pressão prestes a explodir. 

Altamente qualificado, Dante é coordenador de produção da plataforma, que é recordista de acidentes, e vê o seu sonho de ser promovido a gerente ir por água abaixo com a chegada de Júlia, nova ocupante do cargo.

Leona (Sophie Charlotte) e Bruno (Klebber Toledo). Foto: Divulgação

Já no primeiro episódio, Dante sofre uma dupla traição. Assim que está de volta em terra, ele descobre que sua mulher, Leona (Sophie Charlotte) o está traindo com seu irmão Bruno (Klebber Toledo), piloto de helicóptero de caráter duvidoso.

“É um papel que exige muito do físico e do psicológico. Eu vi as personagens femininas muito fortes, e isso me interessou, principalmente a ambiguidade desse cara que trabalha a metade do mês fora de casa. E ele não gosta de voltar para a casa porque tem uma relação de amor e ódio com a Leona, e isso de certa forma me tocou, quis fazer esse mergulho”, conta Cauã.

Júlia (Maria Casadevall) e Dante (Cauã Reymond). Foto: Divulgação

Veja o perfil dos personagens:

Dante (Cauã Reymond) – Coordenador de produção da PLT-137, é um engenheiro especialista em produção.  Tem problemas sérios com protocolos e hierarquias. Profissional experiente, espera assumir o posto de gerente de plataforma, cargo que perderá para Júlia (Maria Casadevall).  Na terra, seu casamento com Leona (Sophie Charlotte) desmoronou.  Carrega a culpa por causa do mal explicado acidente que deixou Bruno (Klebber Toledo), seu irmão mais novo, em coma. É um tipo melancólico e carrega muita raiva dentro de si. Isso se reflete em suas falas, sempre dotadas de um cinismo triste. É generoso e justo ou, no mínimo, tolerante, com a maior parte das pessoas, embora possa ser incrivelmente violento em algumas ocasiões.

Bruno (Klebber Toledo) – Irmão mais novo de Dante (Cauã Reymond), é piloto de helicóptero da empresa que leva e traz os petroleiros da plataforma. Ele é apaixonado por Leona (Sophie Charlotte), mulher do irmão. Da metade da série em diante, conhecemos o aspecto mais perverso de sua personalidade. 

Leona (Sophie Charlotte) – Estudante de Direito e mulher de Dante (Cauã Reymond), tem uma personalidade multifacetada. Em poucos minutos, pode ir da euforia ao desespero sem motivo, ou com motivos que só ela entende. Sua carência se explicita na relação com Dante, de quem exige o carinho e a proteção de um pai, ao mesmo tempo em que faz um jogo erótico, explorando a culpa e a personalidade sombria do marido. No início do seriado, está tendo um caso com Bruno (Klebber Toledo), irmão de Dante. 

Júlia (Maria Casadevall) – Engenheira de Petróleo, assume a gerência da PLT-137, desencadeando a contrariedade (e a paixão) de Dante (Cauã Reymond), preterido do cargo. Disciplinada e valente, enfrenta o ambiente hostil e misógino do trabalho em alto-mar, enquanto arrasta uma culpa pela queda fatal do marido durante uma escalada. Vinda de uma família que entende de petróleo, é neta do presidente do Sindicato dos Petroleiros, João Bravo (Osmar Prado) e filha do Ministro de Minas e Energia, Horácio Bravo (Herbert Richers Jr.).

João Bravo (Osmar Prado) – Avô de Júlia (Maria Casadevall) e presidente do Sindicato dos Petroleiros, é um nome histórico no movimento que defende a indústria nacional do petróleo. É pai do liberal Horácio, Ministro das Minas e Energia (Herbert Richers Jr.), com quem mantém uma rivalidade ideológica, mas um afeto intacto. 

Horácio (Herbert Richers Jr.) – Pai de Júlia (Maria Casadevall), recém-nomeado a Ministro de Minas e Energia, vai de encontro aos pensamentos nacionalistas do pai, João Bravo (Osmar Prado). Político de linha neoliberal, resiste a assinar a transferência de Júlia para a PLT-137, temendo ser acusado de nepotismo, apesar de ela ter sido aprovada antes de ele assumir o cargo.

Isabel (Cassia Kis) – Mãe de Dante (Cauã Reymond) e Bruno (Klebber Toledo), os abandonou quando ainda eram crianças.

Buda (Taumaturgo Ferreira) – Coordenador de manutenção (Coman) da PLT-137. No mar, é um verdadeiro monge, sereno e eficiente. Na terra, está sempre a um passo de recair no uso de drogas. Seus conselhos de inspiração mística ajudam a equilibrar o temperamento de Dante (Cauã Reymond), seu chefe e amigo.    

Fiapo (Jonathan Azevedo) – Petroleiro, é o principal contestador da autoridade de Julia (Maria Casadevall), grande parte pelo fato de a chefe ser uma mulher. Tem um caso com Suelen (Kizi Vaz).

Suelen (Kizi Vaz) – Funcionária terceirizada da PLT-137, trabalha na cozinha ao lado de Norato (André Ramiro). Tem um caso com Fiapo (Jonathan Azevedo), mas está com o casamento marcado com Brandão (Neco Vila-Lobos).

Brandão (Neco Vila-Lobos) – Petroleiro, é apaixonado por Suelen (Kizi Vaz) e a pede em casamento. Tem uma rixa com Fiapo (Jonathan Azevedo) por saber do caso que os dois tiveram.

Rocha (Vitória Ferraz) – Petroleira, uma das únicas mulheres entre os homens, fortalece Júlia (Maria Casadevall) no time feminino entre as funções normalmente ocupadas por homens. Em casa, porém, enfrenta problemas com o marido agressivo.Esposa de Marcos (Daniel Ribeiro) e mão de Lucas (João Bravo).

Sileno (Júlio Rocha) – Mergulhador, não é funcionário fixo da plataforma, mas conhece todos os funcionários pelos trabalhos constantes que realiza na PLT-137. Galanteador, leva uma disputa velada com Dante (Cauã Reymond) para o posto de macho-alfa da embarcação.

Astério (Milhem Cortaz) – Operador da sala de controle, é invocado e costuma bater de frente com Dante (Cauã Reymond), apontando os defeitos e fraquezas do adversário.  

Norato (André Ramiro) - Cozinheiro da PLT-137, é parceiro de Bruno (Klebber Toledo) em negócios ilícitos praticados na plataforma. 

Borracha (Johnnas Oliva) – É novato na plataforma, um “borracha”, na gíria dos petroleiros. Cheio de diplomas, mas inexperiente na atividade prática, sua ingenuidade o torna uma vítima frequente de “pegadinhas” dos colegas.

Welber (Bernardo Schlegel) – Operador da sala de controle. É o locutor da “boca de ferro”, o serviço de comunicação interna por alto-falante da PLT-137. 

Clarke (Cadu Favero) – Médico da plataforma.

Marcos (Daniel Ribeiro) – Marido de Rocha (Vitória Ferraz), e pai de Lucas (João Bravo). Vive insatisfeito, tendo ideias para investir num novo negócio às custas de mulher, com quem mantém uma relação de dependência e desprezo que chega às vias da agressão.

Lucas (João Bravo) – Filho de Rocha (Vitória Ferraz) e Marcos (Daniel Ribeiro), observa o comportamento violento do pai e sofre um sequestro em que é salvo por Leona (Sophie Charlotte). 

Bastos (Fabio Marcoff) – Advogado inescrupuloso, envolve-se nos negócios paralelos de Bruno (Klebber Toledo). 

Marca Diablo (Jonathan Haagensen) – Traficante, se envolverá num grande crime com Bruno (Klebber Toledo).

Rivotril (Jefferson Brasil) – Traficante, se envolverá num grande crime com Bruno (Klebber Toledo).

Leviathã (Bruce Gomlevsky) – Traficante, se envolverá num grande crime com Bruno (Klebber Toledo).

Amorim (Moacyr Franco) – Empresário sem caráter, investirá financeiramente em um crime elaborado por Bruno (Klebber Toledo).

Artur (Nikolas Antunes) – Marido de Júlia (Maria Casadevall), que morre em um acidente.



Veja Também