A Dona do Pedaço: Maria da Paz dá Bíblia para Josiane na penitenciária

Vilã diz se sentir reconfortada com a leitura, mas não se sabe se é mais um caô dela


  • 30 de outubro de 2019
Foto: Globo/Paulo Belote


Na penúltima semana de A Dona do Pedaço, quando começa a cumprir a pena de 30 anos de prisão, Josiane (Agatha Moreira) ganha uma Bíblia de Maria da Paz (Juliana Paes).

A vilã demonstra estar reconfortada com o que lê sobre o novo testamento. Mas só o autor Walcyr Carrasco sabe dizer se ela irá se redimir mesmo através da fé ou se não tem jeito.

Essa sequência deve ser exibida no dia 15 de novembro.

MARIA DA PAZ LEVA UMA BÍBLIA À JOSIANE NA PRISÃO: “NUNCA SOUBE USAR AS PALAVRAS CERTAS COM VOCÊ. MAS A BÍBLIA TEM AS PALAVRAS QUE EU NÃO SOUBE DIZER”

Josiane se surpreende com o presente que ganha da mãe na primeira visita que recebe dela na cadeia. “Uma Bíblia. Que vou fazer com uma Bíblia?”, pergunta. “Eu já disse. Nunca soube usar as palavras certas com você. Mas a Bíblia tem as palavras que eu não soube dizer”, afirma a boleira. “Eu já devia esperar por uma lição de moral”, fala. “Filha, não vim te dar uma lição de moral. Vim te dar esperança. Eu prometo, quando vier te visitar, não vou dar mais palpite, só quero que cê tenha uma chance. E a Bíblia pode te dar essa chance”, ressalta Maria.

A vilã se levanta. “Não vai levar a Bíblia?”, pergunta Maria. “Já que faz questão”, diz Jô, que pega a comida trazida pela mãe e também a Bíblia. Já na cela, as prisioneiras se deliciam com a torta de frango e o bolo levado por Maria. “Sua mãe trouxe comida boa. A torta tá ótima. O bolo delicioso”, diz a Capitã. “Ela sempre fez bolo. Era dona da Bolos da Paz”, conta a jovem. “Brincou. Eu já comi bolo de lá, eram bons. Como é que você, sendo toda patricinha, veio parar aqui?”, quer saber a detenta “chefe”.

Josiane desconversa. “Eu... prefiro não falar”, diz.  “Devia falar”, afirma a presa. “A gente não tem nada pra fazer aqui. É bom conversar, desabafar”, fala outra detenta, Nalva. “Minha vida deu errado, não tive apoio de ninguém”, diz Jô. “Conta pra gente. Tou curiosa sobre sua vida”, pede Capitã. “Eu não quero falar sobre minha vida, dá licença?”, avisa ela. “Sabe que posso fazer cê falar na porrada?”, fala a Capitã, que uns dias antes bateu em Josiane. “Não quis te desrespeitar. É que agora... eu quero ler a Bíblia”, conta.

A Capitã muda o tom. “A Bíblia?”, diz. “Minha mãe me trouxe uma. Vou ler”, conta Jô. “A Bíblia a gente respeita. Se vai ler a Bíblia tudo bem. Não vou te obrigar a ficar de conversa, nem a falar de você. A Bíblia a gente respeita”, fala a “chefa”. Nisso, a jovem vai para um canto, abre a Bíblia e, ao acaso, lê. “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da Tua presença, e não retires de mim o Teu Espírito...”.

CAPITÃ À JOSIANE NA PRISÃO: “SABE, AQUI A GENTE RESPEITA QUEM É BÍBLIA”

Um pouco depois as outras presas puxam conversa novamente com ela. “Parece que gostou de ler a Bíblia”, fala uma das detentas. “É... tem palavras confortadoras, não posso deixar de reconhecer”, afirma. “Sabe, aqui na prisão a gente respeita quem é Bíblia”, conta a Capitã. “Como assim, quem é Bíblia?”, quer saber Jô. “Quem segue religião a gente respeita porque é gente que não mente, gente que dá pra confiar. Eu não me converti. Mas sei que Jesus é bom”, diz a presa.

Josiane logo conta que está lendo o Novo Testamento. “A vida de Jesus. Ele foi crucificado. Entre os ladrões”, diz. “Sofreu, né? Na real, gostou mesmo da Bíblia?”, insiste Capitã. “Até que sim”, afirma Jô. “Tem uma presa aqui que mudou muito depois que começou a ler a Bíblia, foi frequentar os cultos. A gente se conhece de outros carnavais. Era do mesmo bairro que eu, mas nunca foi da pesada como eu...”, conta. “Que ela fez pra tar aqui?”, quer saber Josiane.

Logo Josiane é apresentada à mulher. “Gerusa. Esta aqui é a Carniça”, fala Capitã. “Meu nome verdadeiro é Josiane, mas ela me chama de Carniça”, conta Jô. “Pra que humilhar?”, fala Gerusa. “Chegou muito patricinha pro meu gosto. Mas tá lendo a Bíblia. Como eu respeito a Bíblia, trouxe pra te apresentar. Fica aí conversando, de boa”, diz a “chefa”. Ao final da conversa, ela convida Josiane a participar de um culto. E a jovem vai...

A Dona do Pedaço: Maria da Paz descobre que Vivi é sua sobrinha desaparecida

A Dona do Pedaço: Agno vira detetive e acha documento que arruinará Fabiana



Veja Também