A Dona do Pedaço: Afinal, Joana é ou não filha de Maria da Paz?

Avó da jovem dá dicas desconexas do passado e perturba a boleira


  • 13 de outubro de 2019
Foto: Globo/Paulo Belote


Um dos grandes desfechos de A Dona do Pedaço, se Joana (Bruna Hamú) é mesmo a filha biológica de Maria da Paz (Juliana Paess), só mesmo Walcyr Carrasco sabe. E ele mantém mistério, porque nos capítulos que irão ao ar até o dia 9 de novembro, ainda não tem nada concreto sobre o assunto.

E como a trama termina no fim deste mesmo mês, o autor começa a colocar pistas desconexas sobre o assunto. Tudo através de Matilde (Laura Cardoso), que sofre de Alzheimer. A avó de Joana fala com Maria da Paz como se estivesse falando com a sua filha, a mãe de Joana...

Essa sequência será exibida em capítulos que irá ao ar no dia 5 de novembro.

MARIA DA PAZ AO OUVIR MATILDE SOBRE “FILHA”: “EU SEMPRE TENHO A IMPRESSÃO QUE ELA QUER ME DIZER ALGUMA COISA. MAS NÃO ENTENDO O QUE É”

Maria da Paz é cuidada por Marlene (Suely Franco) e Joana após voltar do hospital. Ela desmaiou e teve febre depois de aber da prisão de Jô (Agatha Moreira) por assassinato. Com experiência como técnica de enfermagem, Joana promete cuidar da boleira. Para isso, busca a avó, Matilde, para ficar também na casa de Marlene. “Vovó querida, eu te deixei aqui sozinha, eu tive que cuidar da Maria da Paz...”, conta.

Matilde logo lembra de Maria. “Maria da Paz, que bolo gostoso, Maria da Paz...”, diz a senhora. “Você tá lembrando de algum dia que ela veio te visitar ou de um bolo do passado... Eu queria tanto saber como conheceu a Maria da Paz”, pergunta a jovem. “A gente tem muita conversa, Maria da Paz”, afirma ela. Logo Matilde já está na casa de Marlene e pede para ver Maria. Assim que entra no quarto, ela pega a mão da boleira. “Eu sinto muito pela sua filha, Maria da Paz. Sinto muito. Sua filha”, diz.

Maria fica surpresa. “Você, cê não conhece minha filha... A senhora fala tanto meu nome. Diz que me conheceu... Eu já sei que me conheceu do hospital”, afirma Maria. “Tá tão bonita, minha filha”, diz Matilde. Maria agradece. “Ela tá confundindo você com minha mãe”, explica Joana. “Eu sou Maria da Paz”, fala a boleira. “Ela não é tua filha não”, afirma a senhora. “Eu não entendi”, diz Maria.

Joana intervém. “Ela tá falando com minha mãe. Sabe, quando eu era criança ficava imaginando que eu não era filha da minha mãe e do meu pai. Coisa de criança, sabe. A minha vó entrava na brincadeira, eu dizia que era filha de uma fada, que tinha poderes incríveis. Acho que ela botou isso na cabeça, e às vezes fica dizendo que eu era filha de uma fada. Não se impressione”, explica Joana.

Maria da Paz fica sem entender nada... “Filha de uma fada. Poderia ser. Tão bonita”, afirma Maria. “Filha de fada. É. Ela não é tua filha. É filha de fada”, insiste a senhora. Nisso, Joana puxa Matilde e a coloca numa poltrona. “Fada. Filha de fada”, repete Matilde. “É estranho. Eu sempre tenho a impressão que ela quer me dizer alguma coisa. Mas não entendo o que é. Mas hoje nem tou com cabeça pra pensar nisso....”, constata Maria.

A Dona do Pedaço: Dor de Chiclete ao se imaginar longe de Vivi

A Dona do Pedaço: Yohana começa a desmascarar Camilo



Veja Também