Renato Livera faz refletir sobre a intolerância com as diferenças

No elogiado monólogo Colônia, em cartaz em SP, ele festeja 20 anos de carreira


  • 06 de junho de 2018
Foto: Patrick Sister


Por Luciana Marques

* Entrevista disponível em vídeo, abaixo.

Em seu primeiro monólogo, Colônia , Renato Livera prova que está entre os melhores atores de sua geração. Sua performance nessa montagem em que comemora 20 anos de carreira é irrepreensível. Tanto que ele tem sido bastante elogiado pela crítica especializada durante a temporada da peça em São Paulo, no Sesc Consolação.

Com papeis de destaque também na TV, como o divertido assistente de sacerdote Simut de Os Dez Mandamentos, o ator apresenta a peça no formato teatro conferência. Inspirado no livro Holocausto Brasileiro, de Daniela Arbex, a montagem com texto de Gustavo Colombini e direção de Vinicius Arneiro faz refletir sofre essa parte da socidade que não tolera as diferenças.

Foto: Patrick Sister

Com um giz na mão e diante de um quadro, um excêntrico palestrante investiga, em meio a delírios, os vários sentidos da palavra colônia, da política, de nossa herança colonial, à biologia. O título da peça também é uma referência ao genocídio vivido por pacientes do extinto manicômio Colônia, em Barbacena, Minas Gerais, entre 1930 e 1980, onde 60 mil pessoas morreram e várias outras foram aprisionadas mesmo sem problemas mentais.

“Quando eu terminei de folhear esse livro da Daniela, fiquei muito chocado com o que eu vi, comecei a chorar. Comprei na hora e mergulhei nessa obra para tentar entender que universo era esse. Desde então, isso foi há 3 anos, falei, vou ter que fazer um projeto sobre isso, falar sobre isso de alguma forma. E comecei a perceber que era um projeto solo, porque trata-se de um assunto muito solitário, são pessoas que foram depositados num manicômio”, contou.

Foto: Patrick Sister

Em entrevista exclusiva, o ator fala de todo o processo de construção da montagem. O bate-papo completo você vê no vídeo abaixo.

Colônia. Até 12/06. Sesc Consolação – Espaço Beta, 3 andar. Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, Região Central, SP. Segundas e terças, às 20h. De R$ 6,00 a R$ 20,00.



Veja Também