40 Anos Esta Noite, espetáculo LGBTI+, tem estreia no Rio

Peça aborda construção de famílias homoafetivas de forma delicada e com humor


  • 11 de janeiro de 2019
Gisela de Castro, Felipe Cabral, Gabriel Albuquerque e Karina Ramil. Foto: Dalton Valerio


Numa época em que a formação de famílias homoafetivas está cada vez mais comum pelo mundo, nada melhor do que se falar sobre o tema. Com texto inédito de Felipe Cabral sobre argumento de Gisela de Castro e direção de Bruce Gomlevsky, 40 Anos Esta Noite, comédia dramática LGBTI+, estreia nesta sexta-feira, dia 12 de janeiro, no Teatro Ipanema, no Rio.

A montagem discute questões relativas à sexualidade, parentais, gênero e preconceito de forma delicada e divertida. A história começa no encontro de dois casais homoafetivos na noite de comemoração pelos 40 anos de Gabriela. Morando junto com a namorada, Clarice, ela convida o amigo de infância Bernardo e seu namorado João para uma discreta celebração.

E logo a anfitriã surpreende a todos com o convite para que Bernardo se torne o pai do filho que as duas estão tentando ter, mas sem sucesso, através da inseminação artificial. “São quatro personagens muito diferentes que se veem diante de uma oportunidade única: formar uma família. Como cada um encara isso é o conflito que os empurra um contra o outro”, explica Felipe Cabral.

Formam o elenco Gabriel Albuquerque, Gisela de CastroKarina Ramil e o próprio autor, Felipe Cabral.

O Lado B Mergulha nas sombras dos cidadãos contemporâneos

João Batista Júnior estreia monólogo Portar(ia) Silêncio

O AUTOR FELIPE CABRAL EXPRESSA SEUS PRÓPRIOS CONFLITOS NO TEXTO

Roteirista da série Vai Que Cola, do Multishow, colaborador da nova trama global, que estreia em julho, Felipe mantém o humor como marca do seu trabalho. “O mais importante pra mim é que a individualidade das personagens me permitiu levantar debates sobre política, orgulho, amor, sexualidade, maternidade e, o principal, o conceito de família. O que é uma família, afinal? O mundo está aí para nos mostrar que os arranjos são os mais diversos possíveis”, conta ele.

Para o diretor Bruce Gomlevsky, além de rir, o público reflete sobre temas profundos e polêmicos. “A peça tem como tema principal o amor, e qualquer maneira de amor vale a pena e merece respeito. Os personagens em cena precisam refletir sobre que tipo de família pretendem e querem construir, então o público pode esperar entretenimento com reflexão”, ressalta ele.

Foto: Dalton Valério

O autor revela ainda que acabou usando da própria vivência situações para o texto. “Como um jovem gay, faz todo sentido usar a arte para expressar meus conflitos, falando sobre o preconceito sofrido pela comunidade LGBTI+, tentando sensibilizar as pessoas com as minhas questões e, a partir da minha experiência, conseguir fazer algo para melhorar o mundo”, torce Felipe.

40 Anos Esta Noite. Comédia Dramática. De 12/01 a 25/02. Teatro Ipanema. Rua Prudente de Morais, 824, Ipanema, Rio. Sáb., às 21h, dom. e segundas, às 20h. (Haverá um debate toda 2ª feira após o espetáculo). R$ 50,00. Duração: 90min. Classificação: 16 anos.



Veja Também