Éramos Seis: Justina se enfurece e derruba doce na mãe ao saber da volta de Adelaide

Emília passa vexame na confeitaria ao contar a novidade para a filha


  • 12 de novembro de 2019
Foto: Globo/Raquel Cunha


Em passeio com Justina (Julia Stockler), Emília (Susana Vieira) satisfaz o desejo da filha e a leva para comer sorvete na confeitaria.

Lá, ela aproveita o momento para contar sobre a volta da filha mais nova Adelaide (Joana de Verona) ao Brasil. Mas a reação de fúria da jovem surpreende a ricaça.

Essa sequência deve ser exibida no dia 15 de novembro.

JUSTINA SE ENFURECE AO OUVIR SOBRE VOLTA DE ADELAIDE: “NÃO TENHO IRMÃ! CADÊ IRMÃ? NÃO TEM IRMÃ!”

Emília e Justina ocupam uma mesa na confeitaria. A jovem se delicia com um sorvete. Emília está pensativa, diante de um doce com glacê. “Quero mais”, diz Justina, ao dar a última colherada no sorvete. “Hoje está de bom tamanho. É seu segundo já”, diz Emília. “Então tem o terceiro”, fala a jovem. A rica senhora avisa que pode lhe fazer mal. “Agora que acabou, olhe pra mim. Vou te contar uma novidade”, diz.

Justina encara a mãe, mecanicamente. “Sua irmã,  Adelaide... Vimos um retrato dela outro dia, lembra? Ela me mandou um postal! Quer ver o postal?”, fala Emília. Justina diz preferir um sorvete. “Justina, não faça isso. Vamos aproveitar que estamos aqui, passeando, pra conversar um pouco. Quero te contar que Adelaide deve voltar para o Brasil. Para a nossa casa”, conta. Nisso, a jovem tapa os ouvidos. “Não quero! Quero mais sorvete!”, fala.

Aflita, Emília olha em volta. “Não precisa ficar assim. Achei que fosse ficar feliz de ver sua irmã outra vez. Não sente falta dela?”, pergunta Emília. Nesse momento, Justina grita. “Não tenho irmã! Cadê irmã? Não tem irmã!”, fala. A jovem se enfurece e se agita. De repente, ergue a mesa na intenção de se livrar dali e, sem querer, faz o doce de Emília cair no colo dela, sujando todo o seu vestido. Emília fica irada. 

EMÍLIA A JUSTINO: “DEPOIS DE UMA VIDA INTEIRA DEDICADA À JUSTINA, EU MERECIA UM TEMPO EXCLUSIVO COM ADELAIDE. MERECÍAMOS ISSO...  MAS COM JUSTINA ASSIM... COMO VAI SER?”

Já em casa, Emília está desalentada em seu jardim de inverno. Higino (Thiago Justino) se aproxima dela. “Justina conseguiu dormir. Ficou chateada de ter aborrecido a madame. Ela não fez por mal”, diz ele. “Nunca faz. O pior é isso, saber que as reações da minha filha são incontroláveis. Em qualquer lugar, na frente de quem quer que seja. Me fez passar um vexame na confeitaria”, conta.

Higino lembra que Justina se assusta com novidades. “Adelaide é uma novidade. Ela precisa de tempo”, fala. “E como vai ser quando Adelaide chegar? Imagina minha filha, recém chegada de uma vida feliz na Europa, vendo uma cena grotesca dessas!”, fala. “Não entendo, madame. Ela são irmãs. Adelaide há de compreender as dificuldades de Justina”, constata o mordomo.

Emília diz que compreender todo o mundo compreende. “Basta olhar para Justina e entender suas limitações. Mas aceitar? Conviver? Suportar tudo isso que eu suporto? Adelaide não merece um estorvo desses em casa, depois de tantos anos fora”, afirma. “Pode ser melhor do que a madame espera. Quem sabe com a irmã por perto Justina não ganha ânimo e tranquilidade?”, diz Higino, otimista.

Emília afirma que no momento é ela que precisa de ânimo e tranquilidade. “Depois de uma vida inteira dedicada à Justina, eu merecia um tempo exclusivo com Adelaide. Merecíamos isso, eu e ela... Mas com Justina assim... como vai ser, Higino? Como?”, fala ela, preocupada.

Éramos Seis: Alfredo encara Marion e pede para ela se afastar de Júlio

Éramos Seis: Isabel convence Soraia a ir ao casamento do pai

Julia Stockler, a Justina de Éramos Seis: “Me faz olhar o mundo de novas maneiras”



Veja Também