Quais novelas brasileiras estão no Globoplay, Netflix, Prime Video e PlayPlus? Veja dicas!

Plataformas correm contra o tempo para produzir obras originais


21 de maio de 2023 00h26

Vladimir Brichta e Juliana Paes são os protagonistas de Pedaço de Mim, da Netflix. Foto: Marcus Sabah/Netflix

Por Lucas Bertrand

Desde quando o Globoplay estreou, em 2015, a plataforma se firmou como o serviço de streaming de referência quando o assunto é novela. Essa alcunha se dá não apenas por disponibilizar produções lançadas pela própria Globo e originais do streaming (Verdades Secretas II e Todas as Flores), mas também por acrescentar em seu catálogo folhetins estrangeiros, como os turcos e mexicanos. Esse investimento fez com que outras empresas da área buscassem formas de apostar no gênero para ampliar as opções para seu assinante e não ficar para trás.

 A HBO Max, por exemplo, está produzindo sua primeira novela brasileira para a plataforma: Beleza Fatal. A trama assinada por Raphael Montes, com supervisão de Silvio de Abreu, ainda não tem uma data prevista para ser lançada, mas a ideia é que as gravações comecem no segundo semestre deste ano. Nomes como Camila Pitanga e Murilo Rosa já fecharam contrato com o serviço.

Outra gigante do streaming que tem corrido contra o tempo para bater de frente ao Globoplay é a Netflix. A empresa americana quer estrear sua primeira novela original no Brasil em breve e o elenco promete ser de peso. Juliana Paes e Vladimir Brichta protagonizam a trama, que ganhou o título de Pedaço de Mim. Enquanto não estreiam suas produções originais, confira as novelas brasileiras que estão no catálogo das plataformas digitais.

NOVELAS BRASILEIRAS NO STREAMING. ONDE ASSISTIR?

Globoplay

Foto: O clássico Vale Tudo está disponível no Globoplay: Foto: Globo/Bazilio Calazans

A maior fonte de novelas brasileiras, o Globoplay reúne um acervo de quase 200 novelas produzidas pela Globo ao longo das décadas, desde o título mais antigo, O Bem Amado (1973), primeira trama em cores a ser exibida na TV, até sucessos atuais como Vai na Fé. A cada mês, dois grandes sucessos do passado são inseridos na íntegra na plataforma através do projeto Resgate, além de uma trama da década passada ser renovada, com cenas inteiras, aberturas e vinhetas, dentro do projeto Originalidade. Entre os títulos clássicos, Roque Santeiro (1985), Vale Tudo (1988), Tieta (1989), O Rei do Gado (1996) e Avenida Brasil (2012) são algumas das obras inesquecíveis que o assinante tem acesso. Apesar de ser referência quando o assunto é novela, o Globoplay também corre contra o tempo para produzir suas próprias tramas para o streaming. A plataforma saiu na frente ao estrear Verdades Secretas II, em 2021, exclusivamente para seu catálogo e, mais recentemente, Todas as Flores, que ainda está sendo incluída semanalmente por lá.

Netflix

O sucesso Carrossel está na Netflix. Foto: Divulgação/SBT

Além de novelas estrangeiras, a gigante do streaming disponibiliza novelas infantis que fizeram sucesso na TV, como Carrossel. Originalmente exibida em 2012, no SBT, a trama marcou a carreira de vários atores mirins, como Larissa Manoela, Maisa Silva e Jean Paulo Campos. Larissa também estrela outro sucesso disponível na plataforma: Cúmplices de um Resgate. Baseado em um texto mexicano, o enredo da novela conta a história de duas irmãs gêmeas que entram em muita confusão ao trocarem de posição. Outra trama infantil do SBT no catálogo é Carinha de Anjo, recentemente reprisada pela emissora de origem. Além delas, há uma expectativa grande com a primeira novela original da plataforma: Beleza Fatal.

Prime Video

A novela Romeu e Julieta pode ser vista na Prime Video. Foto: Reprodução site SBT

Em 2022, a Prime Video e o SBT firmaram acordo para produção e exibição de conteúdos de ambas as empresas, tanto na TV como no streaming. A infância de Romeu e Julieta, nova novela do canal de Silvio Santos, que estreou na segunda (8), é coproduzida pela companhia americana. Além disso, os capítulos do folhetim são disponibilizados na plataforma. Isso já acontecia com a novela anterior do canal, Poliana Moça, que teve todos seus episódios acrescentados na plataforma de streaming assim que era exibido na TV.

PlayPlus

A trama bíblica Jesus está disponível no PlayPlus. Foto: Blad Meneghel/Record TV

Serviço de streaming oficial da RecordTV, o Playplus disponibiliza suas novelas bíblicas mais recentes, como Jesus (2019) e Os Dez Mandamentos (2015). Tais obras são os vídeos mais vistos da plataforma, que ainda conta com tramas contemporâneas, como Amor Sem Igual (2019), e a produção atual, Reis. Além da teledramaturgia, o site ainda libera para seus assinantes as últimas temporadas de A Fazenda, reality show de sucesso do canal de Edir Macedo. O serviço não apenas se assemelha da Globoplay por acrescentar conteúdos de novela e reality show no catálogo, mas também exibe a programação ao vivo da emissora.