Veja o registro de Olivia Araujo como a ativista Harriet Tubman em Falas Negras

A americana lutou contra o racismo e terá seu discurso mostrado no Especial da Consciência Negra


13 de novembro de 2020 03h33

Foto: Globo/Victor Polak

No ar em trabalhos recentes de sucesso como O Tempo Não Para e Malhação: Toda Forma de Amar, Olivia Araujo poderá ser vista também em Falas Negras, Especial da Consciência Negra, que a TV Globo exibe no dia 20 de novembro. No programa, Olivia interpreta a abolicionista e ativista americana Harriet Tubman. Ex-escravizada, tem data de nascimento imprecisa, tida entre 1820 ou 22, e viveu até 1913. Ela se alistou como cozinheira e enfermeira durante a Guerra Civil Americana para espionar e captar informações.

Foto: Montagem/Marcio Farias Foto e Horatio Seymour Squyer/National Portrait Gallery

Lá, ajudou na fuga de centenas de escravizados dos territórios dominados das fazendas do sul dos Estados Unidos rumo ao norte do país, onde não havia escravidão, e ao Canadá. Na foto divulgada pela Globo, Harriet (Olívia Araújo) aparece sob uma chuva artificial feita diante de Baobá, de proporções reais, com 5 metros de altura e a copa de 6 metros de diâmetro, montado dentro do estúdio para o especial pela equipe de cenografia Mauro Vicente Ferreira.

Harriet Tubman (Olivia Araujo). Foto: Globo/Victor Pollak

Ao longo da atração, os demais cenários contam com fundo cenográfico de texturas, que funcionam como pano de fundo das histórias. Idealizado e organizado por Manuela Dias, Falas Negras é dirigido por Lázaro Ramos, com Thaís Fragozo na pesquisa e Aline Maia como consultora e pesquisadora. Nele, 22 atores interpretam depoimentos reais de pessoas que lutaram contra o racismo e pela liberdade, a favor da justiça, em registros biográficos ou em vídeo que a História nos ofereceu.