Renascer: Teca vira xodó do “voinho” José Inocêncio e tem permissão até para tocar no famoso diabinho

Teca é paparicada por José Inocêncio e também por Inácia após chegada na fazenda, em Renascer


26 de abril de 2024 20h47

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Por Ana Júlia Amaral

Nos próximos capítulos de Renascer, Teca (Lívia Silva) acaba conquistando José Inocêncio (Marcos Palmeira). O coronel de cara mostra simpatia pela menina simples e moleca. Ainda mais que, pela história que lhe contaram, está grávida de seu primeiro neto, filho de José Venâncio (Rodrigo Simas). A mentira foi inventada por José Augusto (Renan Monteiro) e Buba (Gabriela Monteiro), já que a psicóloga é uma mulher trans e não pode engravidar.

Se num primeiro momento, Zé Inocêncio fica confuso, depois ele toma a decisão de que a criança nascerá na fazenda. Paparicada também por Inácia (Edvana Carvalho), a menina devora os pratos preparados por ela. “Tá de sacanagem? Nunca comi nada tão bom em toda a minha vida!”, diz a jovem. Inácia quer saber o que ela deseja de sobremesa. “Não pergunte, Inácia, traga logo”, diz Zé Inocêncio.

Renascer: Zé Inocêncio pede que Teca não fale a ninguém sobre a relação dela com José Venâncio

Nesse momento, o coronel fica a sós com Teca e fala que Maria Tereza é um nome bonito. “Gosto mais de Teca”. Ele ri. “Pois, então, que seja Teca...”, afirma Zé Inocêncio. Os dois se olham e sorriem. Percebe-se que há um carinho entre eles. A menina enternece o coração de José Inocêncio, que não sabe direito o que falar. “Olhe, Teca, aquela história toda que você me contou, de você mais José Venâncio. Quem mais sabe dela?”. A jovem diz que só ela, Buba e Augusto. “Só que eu num quero que isso caia nos ouvidos de mais ninguém, num sabe?”, pede ele

Teca concorda. “Só se o sinhô contá...”. O coronel gosta da resposta. “Eu não vou contar nada. Na verdade, ainda tô meio tonto com essa história. Por um lado tô meio avexado, de outro, tô muito feliz”, confessa. Teca abre um sorriso. “Eu só tô feliz...”, diz ela, que admite só ter medo do que Eliana (Sophie Charlotte) pode fazer. Mas o coronel a tranquiliza. “Ela num vai fazê nada contra essa criança, ninguém vai. Não enquanto eu tivé aqui!”, promete ele. O fazendeiro também enfatiza que ninguém tem a ver e nem insinuar nada sobre a relação que ela teve com Venâncio.

Renascer: Teca começa a chamar José Inocêncio de “voinho” e se anima com as histórias do “diabinho” se entusiasma com os causos de José Inocêncio e pede para ver o “diabinho”

Momentos depois, Teca mostra-se interessada em conhecer toda a fazenda. E também em aprender a cavalgar. “Aposto que aprende mêmo. Mas isso só despois que essa criança tivé nascido. Antes, é perigoso”, alerta Inácia. Teca concorda. “É e voinho também num ia dexá”. Inácia se surpreende. “Já tá chamano ele de voinho, é?”.

A garota questiona se ela acha que tem algum problema. Inácia sorri. “Problema é ele gostá!”. Nessa hora, Ritinha (Mell Muzzillo) se intromete. “É... ele gostá e dona Mariana desgostá!”. Num outro dia, Padre Lívio (Breno da Matta) visita a fazenda e conversa com o coronel sobre a fixação de Tião Galinha (Irandhir Santos) na história sobre o famoso diabinho do fazendeiro.

Bento (Marcello Melo Jr.) brinca que para terminar com isso, seria bom o pai dar de presente o “bichinho” a Tião. O coronel se nega. “Eu não sei se amanhã ou depois eu ainda posso ser vítima de alguma tocaia”. Teca fica interessada no assunto. “Voinho me dêxa vê o diabinho?”. O fazendeiro leva ela até a garrafa. A menina adora tudo aquilo. “Até que ele é bunitinho...”, diz.

Novela Renascer

Renascer, escrita por Bruno Luperi, é baseada no clássico do avó do autor, Benedito Ruy Barbosa, exibido em 1993, na Globo. O remake estreou em 24 de janeiro de 2024, na mesma emissora, na faixa das 9.

A obra tem direção artística é de Gustavo Fernández, direção geral de Pedro Peregrino e direção de Walter Carvalho, Alexandre Macedo, Ricardo França e Mariana Betti.

O fim de Renascer, que será substituída por Mania de Você, de João Emanuel Carneiro, está previsto para setembro. O remake de Bruno Luperi tem produção de Betina Paulon e Bruna Ferreira e a direção de gênero de José Luiz Villamarim.