Nos Tempos do Imperador: Teresa procura Luísa e faz pedido à Condessa após Pedro admitir estar apaixonado

O Imperador fica zonzo ao ver as duas juntas saindo da carruagem


03 de setembro de 2021 00h21

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Teresa (Letícia Sabatella) levou um verdadeiro golpe após Pedro (Selton Mello) admitir que está apaixonado por Luísa (Mariana Ximenes) e que, dessa vez, não é uma aventura, em Nos Tempos do Imperador. Mesmo mexida, a Imperatriz toma uma decisão: procurar a Condessa. Quando Luísa está saindo de casa para dar aula às princesas, ela entra na carruagem do Imperador e dá de cara com Teresa, ali sentada. “Precisamos ter uma conversa, não acha?”. A Condessa se assusta, mas não se intimida.

A Imperatriz conta que desde que veio de Nápoles a sua prioridade era formar uma família, o que para os napolitanos é um bem sagrado. “Não sei se a Condessa pode entender o alcance disso”. Luísa fala que entende e respeita a família imperial. Nisso, Teresa diz que precisa da ajuda dela para que a honra de sua família não seja maculada. Luísa pergunta de que forma pode ajudá-la. Ela começa a falar da fama de mulherengo do marido. “A condessa entende a minha apreensão cada vez que uma mulher se faz íntima do Imperador?”.

LUÍSA À TERESA: “ALGUMAS VEZES, O QUE É VISTO COMO UMA AVENTURA, É UM ENCONTRO DE ALMAS”

A Condessa diz compreender. Luísa afirma fala sobre amantes e que elas podem transformar aquela aventura em algo que pode macular a honra de uma família. Nisso, Luísa intervém. “Algumas vezes o que é visto como uma distração, uma aventura, é um encontro de almas. As amantes têm a sorte de terem sido escolhidas pelo sentimento que despertam, não por uma estratégia política”, fala.

A Imperatriz insinua que Pedro pode escolher à vontade, porque a “oferta sempre é abundante”. Luísa rebate, dizendo que pensar que uma mulher só se interessa pela posição do Imperador é diminuir a grande dele. “Ele é muito maior do que a coroa que herdou. Muito mais apaixonante do que o poder que tem”, diz ela. “Belas palavras”, emenda a Imperatriz.

PEDRO VÊ A IMPERATRIZ E A CONDESSA SAINDO JUNTAS DA CARRUAGEM E FICA TENSO

Nesse momento, Teresa faz um pedido à Condessa. “Conto com sua ajuda para que, minhas filhas, suas alunas, jamais sofram a dor de descobrirem que o pai mantém relações escusas. Esse pai que elas admiram mais que tudo”. Luísa fala que está ciente disso e também tem essa preocupação.

Antes de descer da carruagem, que já está em frente à Quinta, Teresa pede também para que a paz a harmonia sejam mantidas na casa entre elas. Da janela, Pedro se surpreende ao ver as duas saindo da carruagem. Já no salão da Quinta, ele não esconde a aflição ao encontrá-las juntas. “Imperatriz... Condessa...”, fala ele. Elas desconversam e o deixam sem explicação.