Nos Tempos do Imperador: Teresa diz verdades na cara de Luísa e Pedro após se arriscar pela reputação da família

Imperatriz incendeia jornal de Tonico para impedir que caso do marido com a Condessa se torne público


22 de janeiro de 2022 01h52

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Nos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador, Teresa (Letícia Sabatella) irá incendiar o jornal de Tonico (Alexandre Nero) para impedir que ele revele o caso extraconjugal de Pedro (Selton Mello) com Luísa (Mariana Ximenes). O crime cometido pela imperatriz deixará tanto o marido, quanto Luísa, boquiabertos. “Não me orgulho do que fiz. Mas tenho certeza que foi a coisa certa a fazer”.

A condessa afirma que a atitude só aumentou a sua admiração e o respeito por Teresa. “Respeito?”, indaga a imperatriz. Luísa diz que em vários momentos se sentiu inferior à Teresa por seu envolvimento com Pedro. “Era uma mistura de sentimentos contraditórios, que nem sempre conseguia administrar”. A imperatriz garante que também não se sentia nada confortável. Luísa conta que, com o tempo, a culpa e o remorso se tornaram suas companhias constantes.

Pedro intervém e afirma que não há como fugir do sentimento de culpa. “O carrego duplamente e só me resta pedir perdão a você, Thereza e também a você, Luísa”. A condessa diz que não devem gastar tempo procurando culpados e que todos foram movidos por sentimentos muito intensos. Teresa rebate dizendo que as pessoas podem não ter controle do que sentem, mas podem decidir pelos seus atos. Luísa afirma saber disso, mas que agora nada mais pode ser mudado.

Pedro pede novamente perdão. “Por não ter conseguido fazer nenhuma das duas plenamente feliz. É uma triste história de amor essa que nos une”. Nisso, Teresa rebate que nessa história lhe coube o maior quinhão de tristeza. “Você e a condessa se amaram por livre escolha e por longos anos, ainda que de maneira clandestina”. Ela fala ainda que para ela restou o papel de mãe e imperatriz, funções que decidiu desempenhar da melhor maneira.

Teresa abre o seu coração cheio de mágoa. “Para quem está na posição em que eu estou, não se sentir plenamente amada é muito doloroso. E foram anos me sentindo ferida, dia após dia”. A imperatriz revela que o que a fez suportar esta tortura foi a certeza de que estava se sacrificando por algo maior. “A Monarquia, a Pátria, proteger a vida da nossa família. Foi isso que me levou a fazer o que fiz”, afirma.