Nos Tempos do Imperador: Pedro confessa à Teresa que está apaixonado por Luísa

Ele admite que passou a noite fora com a Condessa, e a  Imperatriz fica em choque com a franqueza do marido


01 de setembro de 2021 00h15

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Depois e se reconciliar com Luísa (Mariana Ximenes) e passar a noite toda com ela, pela manhã, Pedro (Selton Mello) procura Teresa (Letícia Sabatella), no Museu da Quinta, em Nos Tempos do Imperador. A Imperatriz não esconde a aflição. Assim que o vê, ela comenta que ele chegou tarde no dia anterior. Pedro confessa que passou a noite fora. Teresa se surpreende com a franqueza da resposta do marido. “Eu estava com a Condessa de Barral”, conta ele.

A Imperatriz engole em seco. Pedro fala que considera demais Luísa. Teresa o interrompe e diz entender, afinal, ela é preceptora das princesas e ele precisa conversar com ela. Nesse momento, o Imperador a surpreende mais ainda. “Minhas afinidades com Luísa vão além de sua função nessa casa”, confessa. A Imperatriz afirma que estaria mentindo se dissesse que não tinha percebido essas “afinidades”. Mas ela lembra que não é a primeira mulher que atrai as atenções de Pedro.

PEDRO À TERESA: “VOCÊ É UMA COMPANHEIRA MARAVILHOSA, AMIGA, ALÉM DE MINHA IMPERATRIZ. MAS EU ESTOU APAIXONADO PELA LUÍSA”

Teresa fala ainda que em nenhuma das vezes o casamento deles sofreu o menor abalo. Pedro tenta falar, mas é cortado pela esposa. “Não vou dizer que seja confortável, mas sei que o que nós temos é muito mais profundo do que esses arroubos passageiros... As outras vem e vão, mas nós...”, diz ela.

Pedro pede para Teresa ouvir o que ele tem a dizer. O Imperador afirma que ela é uma companheira maravilhosa, uma amiga próxima ao coração dele. "Além de minha Imperatriz. E esse seu lugar, nada, jamais, será capaz de tirar de você. Mas estou apaixonado por Luísa”, admite ele. Teresa sente o golpe pela sinceridade de Pedro.