Nos Tempos do Imperador: Nélio reaparece “vivo” e desmascara Tonico: “Assassino!”

O deputado é ainda sabatinado por Pedro sobre outros crimes contra o Brasil


06 de janeiro de 2022 00h42

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Nos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador, Tonico (Alexandre Nero) ficará chocado ao dar de cara com Nélio (João Pedro Zappa) “vivo”. O deputado é chamado por Pedro (Selton Mello) para uma conversa. Ele imagina ser por conta da interceptação das armas que enviava para Solano (Roberto Birindelli). Assim que chega, o Imperador diz que precisa esclarecer informações muito graves contra ele. O vilão desconversa, dizendo para ele não dar ouvidos a intrigas políticas.

Mas Pedro o surpreende dizendo que quem o está acusando não é um inimigo, mas alguém que já foi muito próximo a ele. Tonico estranha. Nisso, se ouve a voz de Nélio, que surge atrás dele, com uma bengala. O malvado quase cai para trás, fica branco, em choque. O rapaz zomba de vê-lo tão surpreso, já que o próprio tentou matá-lo, mas ele sobreviveu e dessa vez parece que a sorte estava do lado dele. Cínico, e ainda se recompondo do susto, Tonico afirma que jamais faria uma maldade dessas.

O deputado diz que Nélio até merecia, por ter fugido com sua esposa, Dolores (Daphne Bozaski). Pedro pergunta se ele nega ter empurrado o ex-assessor num precipício. Com a sua cara de pau de sempre, Tonico conta que eles brigaram, mas que o rapaz caiu sozinho. E que é a palavra dele contra a de Nélio. O Imperador afirma que o mentiroso vai ser pego cedo ou tarde. Nesse momento, Nélio confronta Tonico sobre onde estão Dolores e sua filha, Mercedes. Mais uma vez, o vilão mente, dizendo que a jovem fugiu com a criança.

Nélio grita que é mentira, porque ele foi visto por uma testemunha junto com Borges (Danilo Dal Farra) levando Dolores e a bebê. Tonico engole em seco, nervoso, e quer saber quem é a testemunha. Pedro fala, com ironia, que se o delegado estava junto, ele presta serviços particulares ao deputado. Contra a parede, o malvado diz que está sendo acusado por um homem que se dizia amigo e fugiu com sua mulher e que isso é assunto pessoal. E avisa que precisa ir embora.

Mas Pedro o surpreende, dizendo que há outras acusações contra ele. E cita suas ligações com o embaixador da Inglaterra William Christie e o funcionário da embaixada do Paraguai Horácio Aioli, que foi encontrado morto. Cada vez mais sem saída, Tonico desconversa, até que Nélio o acusa de “assassino”, alegando que ele ainda sumiu com Dolores e Mercedes. E que nunca nada acontece com ele por subornar a justiça e a polícia. Nélio avisa que se aparecer morto, todos saberão quem foi.

Ao perceber que está cada vez mais encurralado, Tonico afirma que a partir daquele momento, só falará na presença de seu advogado. E sai. Nélio vai atrás, querendo saber para onde ele levou Dolores e sua filha. Mas Pedro o segura e pede para manter a calma. O Imperador lembra  que agora eles já podem abrir uma investigação formal contra Tonico com as provas de que ele pagou um espião. E que logo, descobrirão todos os crimes do vilão.