Nos Tempos do Imperador: Leopoldina cresce e o ódio por Luísa ser amante de Pedro só aumenta

A jovem, ainda criança, flagra o pai aos beijos com a Condessa


12 de setembro de 2021 00h10

Princesa Leopoldina, após passagem de tempo é vivida por Bruna Griphao, e Luísa (Mariana Ximenes). Foto: Globo/Paulo Belote/Montagem

Nos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador, a idolatria de Leopoldina (Melissa Nóbrega) por sua preceptora Luísa (Mariana Ximenes) se transformará em ódio. É que a garota flagrará a Condessa aos beijos com o seu pai, Pedro (Selton Mello), nos jardins da Quinta. Indignada, ela corre para dentro da casa e se tranca no quarto. Teresa (Letícia Sabatella) estranha o estado da filha e bate na porta.

Depois de insistir, a menina abre. Num primeiro momento, ela hesita em contar a verdade. Teresa pergunta se ela prefere conversar com Luísa. Leopoldina diz que não quer falar com a preceptora. “Você disse que preferiria ser filha dela”, lembra Teresa. A princesa diz que estava enganada. “Odeio essa mulher”, afirma. A Imperatriz quer saber o que houve para ela mudar assim de ideia. “Eu vi o papai e ela se beijando no jardim”. Teresa reage, surpresa.

LEOPOLDINA, JÁ JOVEM, SOBRE LUÍSA: “NÃO VEJO A HORA DESSA CONDESSA SUMIR DE NOSSAS VIDAS”

A Imperatriz pede para a filha guardar segredo e admite que já sabia do envolvimento dos dois. “Por que a senhora deixa?”, indaga a princesa. Teresa fala que quer preservar a família. “E essa história não vai durar muito. Mas para isso, ninguém mais pode saber”. Leopoldina acata o pedido da mãe, mas não esconde a mágoa da Condessa a cada encontro. Certo dia, Pedro brinca com ela e Isabel (Any Maia), quando Luísa chega. O Imperador beija a mão dela. “Não é a condessa que deveria beijar sua mão? O senhor é o Imperador!”, fala a menina.

Pedro fala que antes de tudo é um cavalheiro. Dias depois, a família imperial se apronta para uma foto. Luísa vê um laço desfeito na roupa de Leopoldina e vai arrumar, mas a princesa se retrai. A sós com Pedro, a Condessa diz estar preocupada. “Não sei o que está acontecendo com a princesa Leopoldina, ela está arredia. Volta e meia me dá uma resposta atravessada, por vezes bastante sarcástica. Acho que ela sabe sobre nós”. Pedro a tranquiliza, dizendo que a filha é rebelde.

As princesas Isabel (Giulia Gayoso) e Leopoldina (Bruna Griphao). Foto: Globo/João Miguel Júnior

Quando o fotógrafo vai fazer o registro, Isabel chama Luísa e pergunta ao pai se a Condessa pode estar na foto. Ele assente. Teresa e Leopoldina não gostam. Luísa se posiciona ao lado de Dina, mas ela troca de lugar com a irmã. A Condessa sente o clima. Aí há uma passagem de tempo. Os mesmos personagens aparecerão, cerca de 8 anos mais velhos, em uma outra foto. A partir desse momento, a princesa Leopoldina será vivida por Bruna Griphao e, Isabel, por Giulia Gayoso.

Assim que o fotógrafo termina o registro, Leopoldina e Teresa se afastam um pouco dos outros. A princesa não esconde a sua irritação com a presença de Luísa. “Não vejo a hora dessa condessa sumir de nossas vidas”, diz ela, à mãe. “Em breve a educação de vocês estará concluída e não haverá mais nenhuma justificativa para que a condessa fique no Brasil. E então ficaremos livres dela”, afirma a Imperatriz.