Nos Tempos do Imperador: Isabel se revolta contra Pedro e Luísa após saber que são amantes: “Estou de luto”

Princesa expulsa a Condessa da Quinta e diz ao pai que os dois a decepcionaram tanto, que “morreram” para ela


20 de janeiro de 2022 01h45

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Nos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador, finalmente, Isabel (Giulia Gayoso) descobrirá que o seu pai, Pedro (Selton Mello), e Luísa (Mariana Ximenes) são amantes. A princesa ficará sabendo toda a verdade quando Tonico (Alexandre Nero) invade a Quinta para chantagear o Imperador: ou ele o livra de todas as acusações e lhe dá outro cargo ou todos saberão do caso extraconjugal do Imperador com a Condessa.

Durante a discussão, Isabel escuta a conversa e fica incrédula. Até que pede para Luísa e Pedro confirmarem o que ouviu. O Imperador revela a verdade para a filha, que desmaia. Mais tarde e após Tonico ser tirado da casa, a princesa recobra a consciência e parte para cima de Luísa. Furiosa, diz vários desaforos e mostra toda a sua decepção com uma das pessoas que mais tinha consideração. Por fim, ela expulsa a Condessa da casa.

Momentos depois, Pedro conversa a sós com a filha, diz saber que ela está abalada, mas afirma que não irá tolerar que ela trate Luísa daquela forma. “Como devo tratá-la? Mal posso olhar para ela! Estou de luto! Duas mortes: meu pai e minha melhor amiga no mesmo dia!”, afirma. O Imperador conta que o sentimento que o une a Luísa não é luxúria, mas amor. “Um amor tão puro e verdadeiro quanto o que sente por Gastão!”.

Isabel rebate, dizendo que se casou com o marido diante de Deus e que o pai não pode comparar um amor abençoado com uma relação espúria. Pedro a repreende, dizendo para a filha medir as palavras. “O que sinto por Luísa é algo que não posso controlar. É um amor entre duas almas”. A jovem pergunta como ele pode ter feito isso durante tantos anos com Teresa (Letícia Sabatella). Pedro revela que não vivia mais como marido e mulher com a Imperatriz bem antes de Luísa aparecer.

A princesa grita que não quer ouvir mais nada e diz que o pai deveria se envergonhar e pedir desculpas a todos. Pedro fala que não tem o que se desculpar, porque eles sempre tentaram poupar a família. Ele afirma ainda que ninguém foi feliz nessa história e lembra que, apesar de toda a admiração que mantém por Teresa, casou com uma princesa que foi destinada a ele. Ao contrário de Isabel, que se que casou com o homem que ama.

Pedro diz que respeitou a escolha da filha. “Imagine se, agora, estivesse casada com Augusto, apaixonada por Gastão?”. A princesa fica sem resposta, chora e diz que não sabe se conseguirá perdoá-lo, já que Pedro sempre foi um ídolo, um exemplo de virtude e grandeza para ela. “E agora vejo que não passa de um homem como outro qualquer, seduzido e enfeitiçado por uma mulher”, diz Isabel, que sai.