Nos Tempos do Imperador: Augusto ofende Luísa após revelação de adultério e se choca com postura de Leopoldina

A princesa conta a verdade sobre o romance da Condessa com Pedro após grosseria do marido


26 de dezembro de 2021 02h43

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Nos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador, Augusto (Gil Coelho) ficará chocado ao saber do caso de Luísa (Mariana Ximenes) com Pedro (Selton Mello) e ofenderá a Condessa. Junto com o marido, Dina levará o seu bebê para Luísa conhecer. Mas pouco depois de chegarem, Augusto já fala que precisam ir embora. Luísa insiste para eles jantarem com ela, Dominique (Guilherme Cabral) e Eugênio (Thierry Tremourox).

Leopoldina olha para o marido, mas ele fala que não, que já fizeram a visita como ela insistiu e isso é o bastante. A princesa olha para o marido e, baixinho, lembra que ele “prometeu”. Luísa quer saber o que ele prometeu. “Se controlar na minha presença?”, diz. O rapaz assente. “É exatamente isso”. Leopoldina quer “matar” o marido. Luísa lembra que ultimamente tem notado a hostilidade velada da parte dele com ela e pergunta o motivo.

Dina suplica para Augusto parar, em vão. Ele diz achar que a Condessa não é uma boa influência para a sua esposa. A Condessa pergunta por qual motivo. “Digamos que sua conduta “por trás dos panos” deixa muito a desejar”.  Leopoldina fica possessa e diz para irem embora. Mas Luísa insiste que ele fale mais o que sabe sobre ela. O rapaz afirma que nada concretamente, mas que as evidências falam por si, já que ela abriu mão de seu marido e de seu casamento, durante anos para ficar no Brasil.

Nessa hora, Augusto pega pesado. “Foi um sacrifício em favor da educação das princesas? Ou um escudo para que pudesse trair o seu marido livremente nos trópicos?”. Leopoldina explode. “Chega! Não admito que fale assim da Condessa! Como se ela... Ela tem um caso de amor, sim, de muitos anos! Amor! Com meu pai!”. O rapaz fica em choque. Sem que ninguém perceba, Dominique acompanha toda a conversa.

Firme, Luísa afirma que não deve explicação a Augusto, mas lembra que o casamento de Pedro (Selton Mello) com a imperatriz foi um arranjo diplomático. “É muito raro que esse tipo de união resulte em grandes amores, como aconteceu com você e Dina. Pedro e eu descobrimos um no outro um amor assim”.

Para Augusto não há desculpa. “Adultério é adultério e não quero que minha família mantenha laços com gente assim!”. Mas Leopoldina coloca o rapaz contra a parede. “Ah! Então você vai romper também com o meu pai! Ou, no seu entender, a única responsável nessa história é a Condessa, só ela?”. Luísa o encara, e Augusto se mostra confuso.