Nos Tempos do Imperador: Augusto comemora a gravidez de Leopoldina e vive dilema na guerra

O rapaz se emociona com carta da amada entregue por Gastão


28 de novembro de 2021 01h20

Foto: Globo/Fábio Rocha

Nos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador, Augusto (Gil Coelho) receberá a notícia de que será pai. Ele está na Guerra do Paraguai com Pedro (Selton Mello), quando Gastão (Daniel Torres) chega, de surpresa. O rapaz conta que recém chegou da lua-de-mel com Isabel (Giulia Gayoso), mas que fez questão de lutar junto com eles pelo Brasil. Augusto brinca que, pelo menos ali, pensava que não encontraria o primo.

Nisso, Gastão o surpreende. “Imaginei que ficaria feliz com a minha chegada... e em receber essa carta que Dina estava tão ansiosa que você lesse!”. Augusto fica afoito, pega a carta se afasta de todos para ler. “Meu adorado Augusto, quando você partiu senti como se meu coração fosse arrebentar de solidão, mas logo descobri que não estou mais sozinha, porque agora carrego um pedaço de você, que cresce a cada dia no meu ventre, o nosso filho!”.

Augusto continua a leitura, sem segurar as lágrimas. “Você vai ser papai! E essa criança que estou esperando já te ama tanto quanto eu! Volte logo, volte logo, mil vezes! A sua, Leopoldina”. O príncipe cai em si e fala em alto e bom tom. “Eu vou ser pai! Eu vou ser pai!”. E corre para perto de Pedro.Ele repete, aos gritos “eu vou ser pai”.

Pedro não esconde a felicidade. “Que notícia maravilhosa! E você não disse nada, Gastão?”, repreende o imperador. O jovem diz que queria que o próprio Augusto desse a notícia. Pedro abraça o genro e o parabeniza. “Mal posso acreditar! Finalmente vou ser avô!”. Gastão reage, sem graça. Ao mesmo tempo, Augusto fica inquieto e diz que Dina deve estar precisando muito dele e que precisa voltar imediatamente ao Rio.

Mas Pedro o faz cair na real, diz que também está feliz que vai ser avó. “Mas como pode pensar em abandonar a batalha?”. Augusto suplica, em vão. “O que está em jogo é a nossa sobrevivência enquanto Nação... Nosso dever é aqui. E você, além de tudo, deve se cuidar por Dina e pelo filho que ela está esperando”. O rapaz assente, conformado.