Laços de Família: Miguel pede Helena em casamento, ela chora e diz não poder aceitar

A empresária está decidida a engravidar de Pedro para salvar a vida de Camila


13 de fevereiro de 2021 00h13

Foto: Reprodução Globo/Montagem

Em meio um turbilhão de sentimentos e emoções com o estado delicado de saúde de Camila (Carolina Dieckmann), Helena (Vera Fischer) aceita o convite de Miguel (Tony Ramos) para jantar. O restaurante é mais formal, à luz de velas. Ela lembra que ele nunca a trouxe ali. “Vale para ocasiões especiais”, diz ele. Helena sorri e diz que sentiu saudades dele. E conta que naquele momento, em que Camila foi para casa, ela se sente com um pouco mais de ânimo, “É essa espera”, fala ela, referindo-se à angústia de encontrar ou não um doador compatível para a filha. Miguel lembra que Camila pode ficar preocupada, mas que todos ao redor, inclusive Helena, precisam raciocionar por ela. “Podemos fazer uma campanha, pedir às pessoas que façam o teste”, fala. Mas Helena lembra que são mínimas as condições de achar um doador. “Não é pessimismo, é fato”, fala ela.

Foto: Reprodução Globo

O dono da livraria insiste que eles deve, achar saídas para assunto. “Até porque, minha querida Helena, não há mais nada a fazer, não é?”. A empresária fica pensativa, por saber que há uma chance maior de salvar a filha: tendo um filho de Pedro (José Mayer), pai biológico de Camila. Nesse momento, Helena encara Miguel. “Eu queria que você soubesse, que aconteça o que acontecer, você foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida desde que eu existo”, garante. Miguel sorri, mas quer saber o motivo de ela estar falando isso. “Eu estou aqui, do seu lado, e nada vai nos acontecer”, diz. Helena fala que é muito bom contar ele sempre. Miguel, então, pega na mão da empresária e diz que andou pensando muito sobre a relação deles e o momento difícil que ela vive. “Bem, talvez esse não seja o melhor momento ou melhor, talvez seja, sim”, afirma ele.

Helena fica um pouco sem entender. E Miguel diz que, em primeiro lugar, gostaria que ela aceitasse um presente. Ele, tira um caixinha do bolso e entrega a ela. “É seu e é dado com muito amor e muito admiração”, fala. A empresária abre e vê um anel de brilhante. “É lindo”, afirma. “Posso?”, pede ele. Helena estende a mão e Miguel coloca o anel no dedo dela. “Helena, eu estou pedindo a sua mão em casamento. Você quer casar comigo?”, fala. A empresária sem ação. Miguel fala que sabe que a pegou de surpresa, mas que pensou muito, até pelo momento que ela passa. Helena chora. “Eu acho que já devia ter feito esse pedido há muito mais tempo. Eu amo você! E amo de uma maneira que, sinceramente, que eu jamais pude imaginar que um dia eu pudesse amar novamente”, fala. Miguel fala, fala, e diz que, mesmo sendo um homem maduro, fica na expectativa de uma resposta dela. “Gostou do anel, a Ciça me ajudou a escolher”, conta ele.

Foto: Reprodução Globo

Nesse momento, chorando, Helena tira o anel do dedo. “Desculpa, Miguel, eu não posso aceitar o teu pedido. Tudo o que eu mais queria era ouvir esse pedido, mas eu não posso aceitar, não agora, nesse momento. Não seria justo com você. Eu não tenho cabeça, espaço para mais nada neste momento, a não ser salvar a minha filha”, afirma. Miguel diz compreender que não é o momento mais apropriado, mas que eles poderiam oficializar a relação e ele poderia ajudá-la mais. Ela diz que tudo isso a comove, mas que nesse momento, qualquer compromisso maior é impossível. Helena devolve o anel. Miguel insiste que é um presente, independente se ela aceitasse o pedido de casamento. “Rejeitar o meu pedido, eu entendo, mas rejeitar um presente meu, ah, Helena, isso não, desculpa, assim você está me ofendendo”, afirma.

Foto: Reprodução Globo

Helena se desespera. “Não, pelo amor de Deus, eu não quero ofender você. É que nesse momento eu não posso aceitar. É melhor nós ficarmos assim”, diz. Miguel parece incrédulo. “Eu adoraria assumir esse compromisso com você, mas eu não posso. Eu amo você e sei o quanto você gosta de mim. Depois que tudo isso passar, se você me entender, me perdoar, se você ainda me quiser...”, fala ela. Miguel não entende a questão “perdoar”. “Eu quero fazer tudo o que puder para salvar minha filha e talvez a única coisa que me reste fazer não fique bem para uma mulher casada. Eu não quero que você fique magoado, constrangido. Eu amo você, pode ter certeza disso, é que nesse momento...”, fala. Helena chora, até porque fez exames naquele mesmo dia e viu que estava no período fértil. Assim, a decisão é procurar Pedro e ter um filho com ele.  

Laços de Família – Helena se declara a Edu: “Eu te amo pelo amor que você sente pela Camila”

Laços de Família - Helena toma decisão arriscada para salvar Camila: engravidar de Pedro