Gênesis: Passam-se 10 anos e Esaú é flagrado em farra sexual para decepção de Isaque e Rebeca

O primogênito do casal passa a noite com as jovens Judite e Basemate


03 de julho de 2021 00h07

Esaú (Cirillo Luna) passa a noite com Judite (Juliana Lohmann) e Besamate (Paula Jube). Foto: Record TV/Montagem

Aos poucos, Esaú (Cirillo Luna) vai decepcionando o pai, Isaque (Guilherme Dellorto/Henri Pagnoncelli), em Gênesis. Dez anos se passam na história, e o jovem só quer saber de vida boa, bebida e mulheres, enquanto o irmão, Jacó (Miguel Coelho), rala para ajudar o pai na no acampamento. Certo dia, Esaú resolve sair para caçar o leopardo que, na infância, quase o matou junto com os amigos. O rapaz consegue fácil flechar o animar, até porque o bicho está bem velho. Para comemorar, ele leva os amigos para uma festinha na sua tenda.

Já de madrugada, só Judite (Juliana Lohmann) e Besamate (Paula Jube) continuam ali com ele. Os três começam um jogo de desafio em que a cada resposta, um tira uma peça de roupa. Esaú, trôpego, olha as moças, sedutoras, e fica fascinado. “Não precisa de jogo nenhum. Posso mostrar o que quiser”, afirma Besamate. O rapaz se empolga. Judite se irrita e também tira outra peça. As duas continuam se alfinetando e querendo a atenção de Esaú. “Sou mais bonita! Qual prefere?”, quer saber Besemate. Judite faz a mesma pergunta. “Não pode preferir as duas?”, diz ele, na cara de pau.

ESAÚ BEBE TODAS E PASSA A NOITE COM JUDITE E BASEMATE

Na manhã seguinte, muito preocupada e com a saúde frágil, Uriala (Marcela Barrozo) aparece no acampamento. “Judite! Filha! Onde tá minha menina!”. Jacó ouve a gritaria e vai até elas. Ele conta que a moça estava com Esaú na noite passada. Débora (Alice Borges) surge ali e provoca Uriala. “Se a mãe continua a mesma, ela deve ter fugido de você!”. Isaque e Rebeca (Bárbara França/Martha Mellinger) querem saber o que está acontecendo. “Isaque! Aí está você! Exijo falar com seu filho Esaú!”, pede Uriala. Ele diz que o filho não levantou ainda. “Mas duvido muito que as moças estejam aqui”.

Jacó tenta alertar o pai, mas é cortado por Isaque, que diz se admirar como Uriala e Elom (Alex Gruli) não sabem o paradeiro das filhas. Uriala, irritada, pergunta onde é a tenda do “sem-vergonha”. Todos seguem em direção à tenda de Esaú. Isaque chama pelo filho. “Vem aqui fora, por favor! Preciso falar com você!”. O rapaz surge, meio cambaleante, com roupa colocada às pressas, e uma cara de ressaca. “Que gritaria maldita! Não se pode dormir?”. Rebeca diz que Uriala e Elom estão preocupados com as filhas. “Você tem notícia delas?”. Nisso, Judite e Basemate saem da tenda, também com roupas amassadas.

REBECA AFIRMA A JACÓ QUE, DIFERENTE DE ESAÚ, ELE ENCONTRARÁ UMA ESPOSA HONRADA

Todos ficam pasmos. Isaque, que a esta altura já tem problema de visão, parece incrédulo. “Me diz que tô vendo dobrado, Rebeca”. A esposa dele fala que não. Elom e Uriala estão furiosos, mas as jovens só pensam mesmo em continuar a disputa por Esaú. “Sou mulher de Esaú agora, pai. Estamos juntos”, fala Basemate. “Eu que sou esposa dele! Me entreguei primeiro!”, emenda Judite. Esaú intervém. “Calma, queridas! Não dá pra ser as duas? Tem pra todas!”. Rebeca mostra-se decepcionada. “Dessa vez você se superou, Esaú...”. Isaque, que sempre protegeu o primogênito, concorda. “Passou de todos os limites!”.

Nessa hora, Basemate e Judite se atracam. Esaú tenta separá-las e cai, ainda bêbado. Jacó se aproxima do pai. “Esaú sendo Esaú... Vai ter que assumir as duas”, diz. Isaque afirma que só pode ser um pesadelo. E Jacó coloca o pai contra a parede. “Agora me diz, é esse o líder que o senhor quer que a gente siga?”, Isaque permanece calado, sem saber o que responder. Mais tarde, Jacó conversa com a mãe. “O que vai ser de nós com essas duas esposas de Esaú!”, diz ela. Jacó fala que vão ser as matriarcas do acampamento. Rebeca afirma que isso nunca acontecerá. “O maior servirá o menor”, diz ela, a si. O rapaz pergunta o que a mãe disse. “Confie em mim. Diferente do seu irmão, encontrará uma esposa honrada”.