Gênesis: Jacó conhece Raquel e sente “amor à primeira vista”

O rapaz acredita que Deus a colocou em sua vida, assim como fez com Rebeca e Isaque


08 de julho de 2021 00h15

Foto: Reprodução Record TV/Montagem

Assim que chega próximo a Harã, Jacó (Miguel Coelho) percebe a presença de uns rapazes perto de um poço, em Gênesis. Ao lado de Lúcifer (Igor Rickli), ele se aproxima para saber se eles sabem onde mora Labão (Heitor Martinez). Nisso, Jacó fica sabendo que eles estão à espera de Raquel (Thaís Melchior) chegar com as ovelhas para tirar a pedra do poço. “A propósito, ela é filha de Labão, então, é sua prima”, diz um dos jovens. “Prima?”, surpreende-se ele. Nisso, Jacó se vira para a direção de Raquel, que está chegando ali.

A expressão dela é séria, afinal, se meteu em mais uma confusão, momentos antes. Mas a beleza da moça é inquestionável. Enquanto Lúcifer decifra que jovem é cheia de conflitos, Jacó fica completamente embevecido. Ela se aproxima dos homens, e o filho de Rebeca (Martha Mellinger) não tira os olhos dela. “Raquel! A gente ficou preocupado com você...”, diz um dos jovens. Ela afirma que não deveriam, pois sabe se cuidar sozinha.

 

  • Veja aqui todas as notícias de Gênesis

RAQUEL DÁ ATENÇÃO A JACÓ SÓ DEPOIS DE SABER QUE ELE É FILHO DE ISAQUE E REBECA, TIOS QUE TÊM POSSE

Nesse momento é que ela nota Jacó e percebe o encantamento dele por ela. Num primeiro momento, o desdenha, desviando o olhar. Raquel pergunta quem ele é. “Sou Jacó, seu primo. Filho de Isaque e Rebeca, neto de Abraão”. Ao ouvir o nome de Isaque (Henri Pagnoncelli), a moça se surpreende e logo se volta para Jacó. Ela lembra do dia em que Zilpa (Karina Barum) lhe contou que ela tinha uma tia rica chamada Rebeca. Assim, interesseira que só, ela muda o semblante. Jacó quer saber se ela já tinha ouvido falar de seu pai. “Algumas vezes...” diz ela, se interessando por aquela história.

Os dois se olham, intensamente. Jacó, de verdade, e Raquel, com outros interesses. Cavalheiro, ele tira a pedra sobre o poço e, rapidamente, vai tirando água e despejando no bebedouro para os animais. Raquel se anima com a disposição do rapaz em agradá-la. “É assim que tratam as mulheres em Canaã?”, quer saber ela. Jacó conta que o pai quem lhe ensinou a tratá-las assim. “Nunca vi um homem tão gentil...”, afirma ela. Os outros jovens se sentem preteridos. “Você ainda não viu nada”, fala Jacó.

 

JACÓ CHORA AO ACREDITAR QUE DEUS LHE COLOCOU DIANTE DA MULHER DE SUA VIDA

Raquel não tira os olhos de Jacó, que fica sem graça. “Quer dizer... Gosto de fazer o que estiver ao meu alcance pra agradar pessoas queridas”. A jovem percebe que aquele rapaz pode ser o tIpo de homem que ela poderia manipular fácil. Nisso, sem esconder o seu encantamento, Jacó lembra da história que Rebeca lhe contou de quando ela conheceu Isaque e foi “amor à primeira vista”. O rapaz não consegue se conter e faz uma pergunta à Raquel: “Acredita em amor à primeira vista?”. A jovem se surpreende, e os rapazes ficam indignados.

Jacó explica que isso aconteceu com os seus pais. “Acho que encontrou o que procurava mais rápido do que pensava, Jacó”, diz Lúcifer. Sem tirar os olhos de Raquel, Jacó diz ter certeza disso. Nesse momento, lágrimas de emoção escorrem pelo seu rosto. Ele, então, dá um beijo no rosto de Raquel, impressionando-a ainda mais. A jovem fica surpresa com a reação forte de Jacó com a sua presença. Emocionado, o rapaz parece não acreditar que algo de tão bom esteja acontecendo. “Obrigado, meu Deus! Muito obrigado!”, grita ele. Raquel e Lúcifer, falsos, observam tudo em silêncio.