Gênesis: Abrão transa com Agar em clima frio e de constrangimento e se arrepende

A atitude, sugerida por Sarai para ele ter um filho, é desaprovada por Deus


09 de maio de 2021 00h05

Foto: Blad Meneghel/Record TV

Após descobrir que não poderia mais ter filho por conta da idade, Sarai (Adriana Garambone) toma uma decisão ousada, em Gênesis. Ela implora para a serva Agar (Kylka Maria) se deitar com Abrão (Zé Carlos Machado) e dar o filho para eles criarem. Sem nem imaginar que anos depois, Deus lhe avisaria que ela seria mãe mesmo com idade avançada, Sarai faz de tudo para Abrão aceitar a sua ideia. “Não peço só por mim, peço por você. É a nação que Deus quer gerar através de você que está em jogo”. Ele hesita. “Eu não sei, eu não acho que Deus...”

Mas Sarai insiste. “Temos que estar dispostos pra fazer o que precisa ser feito! Um filho nosso, mesmo que venha à luz por outra mulher”, afirma. Mesmo contrariado, Abrão concorda. Sarai sorri e chora ao mesmo tempo. Enquanto ela abraça e agradece o amado, Abrão parece estar visivelmente perturbado. E Deus, ali próximo dos dois, observa tudo de cima. “Ah, Abrão! Por que duvidou de mim? Essa decisão só atrasou tudo e ainda vai gerar inimizade entre seus descendentes no futuro”.

Gênesis: Jesus anuncia à Sara que ela ficará grávida e o bebê se chamará Isaque

 

ABRÃO NÃO ESCONDE O CONSTRANGIMENTO DE TRANSAR COM A SERVA

Quando chega o momento de se deitar com a serva Abrão está extremamente constrangido, sentado na cama. Em pé, de camisola, Agar está próxima dele. “É uma alegria poder recompensar dessa maneira tudo o que fizeram por mim”, diz ela, sedutora. Em silêncio, Abrão mantém a cabeça baixa. A serva percebe e diminui um pouco o entusiasmo. “Prometo que vão ter o filho que sempre sonharam”, afirma ela. Abrão a encara. É perceptível que ele não quer fazer aquilo, mas se obriga.

Em seguida, ele se levanta e troca os lençóis do leito, por não ter coragem de se deitar num lugar com o cheiro recente da sua esposa. Agar se sente mais confiante e se aproxima dele. “Sei que Sarai foi a única mulher com quem se deitou”, fala. Ele assente e se afasta um pouco dela, que se incomoda. O clima é de constrangimento. “Será meu primeiro. Vou te tratar muito bem, mesmo sabendo que jamais me amará como a sua esposa”, diz.

Gênesis: Sarai revela a Abrão que acabou o sonho deles de ter um filho

 

ABRÃO SE ARREPENDE DE TER SE DEITADO COM AGAR E DEUS DESAPROVA SUA ATITUDE

Abrão apaga uma lamparina, e Agar começa a se despir. Ele cruza o olhar com o dela, mas logo desvia. Abrão evita vê-la nua. Há um silêncio angustiante. Ele suspira e tira suas roupas. A serva quase chora ao perceber que ele nem a olha, mas finge não entender e se entrega a ele, numa transa gélida. Instantes depois, eles terminam de se vestir, um de costas para o outro. “Conheço o meu ciclo das luas e sei que tô na fase fértil”, conta ela.

Abrão a olha, arrependido. “Vou te dar um filho lindo. Eu prometo”, garante ela, que pega na mão dele lhe dá um beijo no rosto, antes de sair. Abrão não fala nada. Ele se senta na cama e coloca as mãos no rosto, chateado. “Depois do erro, vem a culpa que é sempre a primeira a anular a fé”, fala Deus, que observa Abrão, totalmente arrependido do que fez.

Gênesis: Agar revela a Abrão que Sarai está na menopausa e não poderá mais lhe dar filho