Gênesis: Abraão se emociona com o chamado de Deus

Depois de nova briga com Terá, ele fica perplexo e feliz pela conversa com Ele


01 de abril de 2021 00h11

Foto: Edu Moraes/Record TV

Nos festejos dos dois anos da cidade de Harã, criada por Terá (Julio Braga), Abraão (Zé Carlos Machado) cumprimenta o pai. “Parabéns por tudo que conquistou aqui e ainda vai conquistar”, diz. Terá fecha a cara. “Se quer mesmo me agradar, me dê netos pra que todo esse esforço faça sentido”, diz. Abraão fica chateado e não responde. Ali próximo, Sara (Adriana Garambone) sente-se constrangida. Abraão toca no braço da esposa para eles se afastarem dali.

Os dois se viram para sair dali. “Não dê as costas pra mim, Abrão! E não adianta fugir do assunto. Pra que possuir uma cidade inteira que ninguém vai herdar? Ainda não me deu um descendente e não pretendo viver pra sempre”, provoca. Abrão encara o pai, abalado. “Não vou ter outra esposa. Quantas vezes preciso repetir?”, afirma. Terá o chama de irresponsável. “Não pensa em ninguém? Dá as costas pra sua família? Sempre foi e continua sendo minha maior decepção”, fala. Tudo é mostrado do ponto de vista de Deus.

Terá puxa Sara, e eles saem dali, tristes. Um pouco depois, sozinho, Abraão caminha sem rumo pelos arredores do vilarejo, ainda revoltado. E esbraveja sozinha, chuta o que vê pela frente. Até que, de repente, ele para ao escutar alguém chamando-o. “Abraão...”, diz Deus. Ele se assusta, mas logo cai de joelhos, pasmo. “Sai da sua terra, da sua parentela e da casa de seu pai... e vai para a terra que Eu te mostrarei”, diz a voz de Deus. Muito emocionado, Abraão olha para o céu. “Senhor?”, fala, ainda estupefato.

Deus continua falando. “E farei de você uma grande nação, te abençoarei e engrandecerei o seu nome; e você será uma benção”, afirma. Abrão não entende. “Eu? Uma nação?”, diz. “Abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e através de você, todas as famílias da terra serão benditas”, garante Ele. Ainda ajoelhado, pasmo, ele começa a chorar de alegria e toca a face no chão. Logo, já sabe o que precisa fazer. Ele se levante, feliz, e corre apressado rumo ao vilarejo.

Gênesis: Abraão é pressionado a arrumar uma segunda esposa que lhe dê um filho