Gênesis: Abraão é pressionado a arrumar uma segunda esposa que lhe dê um filho

A amada dele, Sara, é estéril, e seu pai, Terá, não admite o fato de ele não ter descendentes


29 de março de 2021 00h07

Abrão (Zé Carlos Machado) e Sara (Adriana Garambone). Foto: Edu Moraes/Record TV

A relação de Abraão (Zé Carlos Machado) com o pai, Terá (Julio Braga), nunca foi das melhores desde a juventude. Agora, então, na nova fase de Gênesis, que conta a história de Abraão, mostrará o quanto Terá pressionará o primogênito a ter uma segunda esposa e realizar o sonho dele de ser pai. Mas o amor de Abraão por Sara (Adriana Garambone) o fará enfrentar a tudo e a todos pelo seu coração. Ele estará procurando os sobrinhos pelas ruas de Ur, quando Terá faz compras por ali e o avista de longe. Quando Abraão encontra as crianças, eles se joga no chão para abraçá-los. “Aí está “o filho de Terá que parece criança”. Eu sonhava com outra fama pra você, Abraão”, fala ele.

Abraão fica triste com o a repreensão do pai e se levanta. “Quando é que vai se portar como um homem digno de ser meu herdeiro?”, pergunta. Nisso, o jovem Eliézer (Ronny Kriwat) se aproxima. “Meu menino! Eliézer!”, fala Abrão, que tenta erguê-lo no ar, como fazia quando ele era criança. O rapaz ri e diz que já cresceu. “Só queria agradecer pela roupa que o senhor me deu pra usar no casamento do Ló. Gostei muito!”, fala. Abraão conta que Sara que fez. “Ela quer te ver lindo na festa”, afirma.

Quando o garoto sai, Terá continua repreendendo o filho. “Apenas pra concluir... Não devia ficar brincando com os filhos dos outros nem considerar esse servo, seu filho”. Abraão diz que ninguém veria com maus olhos se ele escolhesse Eliézer para ser seu herdeiro. “Eu veria”, corta Terá. “Por que é tão difícil pra você ter uma segunda esposa?”, insiste ele. “E por que é tão difícil pro senhor eu não ter?”, rebate. Sentido, Abraão se vira para sair, mas é detido, gentilmente, pelo pai. “Encare a realidade de uma vez por todas, Abrão. Sara é seca, não pode dar uma descendência a você”, diz. Chateado, Abraão se vira e sai.

E quando chega em casa, encontra a esposa pensativa. Ele se aproxima, cuidadoso, e pergunta se está tudo bem. “Você sabe. Casamentos sempre me deixam pensativa...”, diz sobre o de Ló (Emílio Orciollo Neto) e de Ayla (Elisa Pinheiro). “O nosso foi tão lindo”, lembra ele. “Mas os filhos não vieram...”, constata ela. Abraão mostra-se abalado e pede para mudar de assunto. “Adianta não falar sobre isso? Fingir que não afeta a gente?”, fala ela. Mas ele se vira, afetuoso. “Você é o suficiente pra mim, mozinho, sou tão feliz ao teu lado!”, garante. Ela diz que também é. “Mas queria que você fosse mais feliz, que eu pudesse lhe dar uma descendência”, fala. Ele pede para encerrar o assunto.

O primeiro capítulo da nova fase termina com a casa de Terá pegando fogo e sendo invadida por homens de Yafeu. Com isso, Terá acaba tendo que deixar a cidade de Ur. E vai em caravana em direção à terra de Canaã. Abraão e Sara vão junto com a caravana.

Gênesis: Veja os personagens da nova fase Abraão