Gênesis: Abimeleque quer Rebeca em sua cama, mas se surpreende ao vê-la aos beijos com Isaque

A história se repete e o Rei de Gerar se encanta com a jovem antes de descoberta


29 de junho de 2021 00h07

Foto: Reprodução Record TV/Montagem

A mesma história que aconteceu com a mãe de Isaque (Guilherme Dellorto), Sara (Adriana Garambone), que foi levada para o harém do Rei Abimeleque (Leonardo Franco), pode acontecer com a sua amada, Rebeca (Bárbara França), em Gênesis. Assim que chega em Gerar, ele vai até o palácio pedir autorização para o acampamento. O Rei o recebe e diz que não vê problemas, porque gosta de fazer bons negócios. “O que vai me oferecer em troca, Isaque? Uma bela esposa talvez? Há, entre o seu povo, uma mulher de beleza exuberante capaz de fazer um rei feliz?”.

Isaque fica pasmo e desconversa. Depois de apresentar o filho de Abraão (Zé Carlos Machado) e Sara para a sua família, eles combinam de irem todos até o acampamento para que Hanna (Íris Sampaio) visite a família. Quando chegam, Rebeca se aproxima do grupo, carregando algumas flores. O Rei logo se encanta por ela. “Esperem um instante. Você! Venha aqui!”. A moça, assustada, olha para Isaque, que faz um discreto sinal para ela obedecer Abimeleque. Isaque a apresenta ao soberano. “Meu passeio já valeu a pena. Essas flores são pra mim?”, quer saber o todo poderoso, provocando risadas tensas em todos.

O REI SE ENCANTA COM REBECA: “ELA ME LEMBRA MUITO A SARA”

Depois, Isaque convida o rei para um refeição em sua tenda. Lá, Abimeleque observa Rebeca e pergunta pelo nome dela. “Ela é minha irmã, grande rei”, antecipa-se Isaque. Rebeca entende o recado do marido e assente. Omar (Marcello Airoldi) e Leora (Simone Soares) se entreolham discretamente. “Então sua beleza tá explicada. Sara irradiava doçura. Também canta tão bem quanto sua mãe?”, quer saber o soberano. Isaque fala que Rebeca é tímida. O Rei não tira os olhos dela, que evita o olhar dele a todo o momento.

Durante a conversa, o Rei lembra de seu acordo com Abraão. “Ele jurou que jamais o povo dele faria mal pra mim ou pras minhas futuras gerações”. Isaque lembra que o grande Rei também garantiu que nunca irá levantar sua espada contra os descendentes e amigos dele. O Rei assente. Nisso, Rebeca não se aguenta e pergunta sobre Hanna. “Não estaria fazendo mal a alguém do povo de Abraão e descumprindo o acordo ao obrigá-la a ficar no seu harém?”. Isaque olha apavorado para Rebeca. Mas o Rei acaba revelando que, na verdade, a protegeu.

ABIMELEQUE FLAGRA BEIJO DE ISAQUE EM SARA E FICA FURIOSO

Já no palácio, Najla (Virgínia Cavendish) faz um pedido ao marido. “Prometa não tomar mais nenhuma esposa do povo de Abraão”. Cínico, ele pergunta o motivo de ela dizer isso. “Posso ter envelhecido, mas não fiquei cega. Vi muito bem a forma como olhou para a Rebeca, irmã de Isaque”. Abimeleque afirma que ela o fez se lembrar de Sara. Firme, a Rainha pede para o soberano não colocar novamente o reino em perigo. “Quer outra praga no palácio como nos tempos de Sara? Não admito que sua vaidade nos coloque em risco”.

O Rei dá a sua palavra de que não fará nada com Rebeca. Um pouco depois, através de uma das janelas do palácio, Abimeleque vê Rebeca colhendo temperos e frutas no pomar. E, logo, Isaque se aproxima, assustando-a. Os dois conversam e brincam, um correndo atrás do outro. O Rei estranha a intimidade dos dois. E quando Isaque consegue agarrar Rebeca, eles riem muito e se beijam. “Te amo”, declara-se ele. No seu quarto, Abimeleque reage, furioso. “O que significa isso?”, grita ele, que dá um murro no beiral da janela.