Além da Ilusão: Heloísa descobre que filha bebê tirada de seus braços pode estar mais próxima do que imagina

A revelação é feita por Afonso em seu leito de morte


07 de fevereiro de 2022 02h20

Nos próximos capítulos de Além da Ilusão, Heloísa (Paloma Duarte) será surpreendida por uma revelação do pai, Afonso (Lima Duarte), sobre o paradeiro de sua filha  recém-nascida entregue por ele para adoção. Em seu leito de morte, o dono do engenho conta ao padre Romeu (Emiliano Queiroz) que entregou o bebê da filha para adoção. E que até hoje Heloísa sofre com essa separação e não o perdoa. “Mas o que eu preciso confessar é que... Eu sei onde ela está, padre”.

Afonso garante que sempre soube do paradeiro da menina, mas que não pode contar à Heloísa. O Padre o incentiva a dar essa alegria para a filha enquanto é tempo. “O Senhor Deus está vendo o que faz, redima-se com Heloísa. É uma mulher tão generosa, não merece passar o resto da vida com essa dor”. Nesse momento, Violeta (Malu Galli) entra no quarto com o médico da família. Após ser examinado, o doutor constata que o estado dele é bem delicado. Afonso pede para falar com Heloísa.

Assim que sua caçula entra, ele diz para ela se sentar ao seu lado. “Te chamei aqui para pedir perdão, minha filha”. Heloísa sente o baque e os seus olhos marejam. A costureira fala que o pai está muito fraco e não precisa dizer nada. Mas ele afirma que quer falar. Nessa hora, aparece um flashback do dia em que ele tirou a bebê dos braços da filha. Afonso conta que estava com a cabeça quente por ver a filha mais nova dando à luz uma criança sem pai. E que ele bebeu muito para ver se a vergonha passava, mas não passou. No flashback é mostrada a cena em que Heloísa se desespera ao ver ele arrancar a filha de seus braços.

 

Ao ouvir novamente a história, ela pergunta o motivo de o pai estar fazendo-a reviver essa dor. “Não vê o quanto isso ainda me machuca?”. Nisso, Afonso revela que também o machuca, afinal, sabe que errou. Heloísa afirma que não adianta ele reconhecer isso agora. “Quer meu perdão para morrer em paz? Desculpa, mas não vai ter”. Afonso sente o impacto das palavras da filha e começa a piorar, tem falta de ar. “Eu sei... Eu sempre soube, Heloísa...”, fala ele, que tosse muito.

A costureira quer saber o que ele sempre soube, mas que agora nada mais importa. E ele começa a fazer a revelação. “Sempre soube onde ela está”. Heloísa fica em choque. Ela grita que ele sempre jurou que não sabia do paradeiro da criança, dizia que foi adotada por desconhecidos. “Onde ela está? Com quem ela está?”, grita ela. Afonso decide contar. “A menina... Ela está...”, fala ele, que tem uma crise de tosse e perde os sentidos.

Heloísa de desespera. “Não! Papai? Papai, abre os olhos! Fala pra mim! Onde está a minha filha? Fala! Acorda, pelo amor de Deus! Onde está a menina?”. A costureira sacode o corpo do pai para que ele “acorde”. Ela grita para alguém acudir Afonso. Violeta entra com o médico e o padre e tira a irmã de cima do corpo do pai. O médico afirma que ele está morto. Heloísa grita que isso não pode ter acontecido, porque o pai ia revelar onde está a sua filha. “Não pode ter morrido com esse segredo!”, fala ela, desconcertada.