A Vida da Gente: Ana acorda do coma e chora diante de Eva

Passam-se quatro anos, e o despertar da tenista surpreende Lúcio e toda a equipe médica


11 de abril de 2021 00h22

Foto: Reprodução Globo

Cerca de quatro anos se passam em A Vida da Gente, quando Ana (Fernanda Vasconcellos) ainda estará em coma. Nem os médicos acreditam que ela possa despertar e ter uma vida normal. A esta altura, Rodrigo (Rafael Cardoso) e Manuela (Marjorie Estiano) estarão casados, criando juntos Júlia, em Gramado. Na mesma cidade, a jovem é dona de um conceituado bufê, Sabores da Juju, em sociedade com Maria (Neusa Borges). E o que ninguém acreditavam, só mesmo Eva (Ana Beatriz Nogueira), que não sai do lado da cama da filha, acontece. Certo dia, Eva pega no sono, de mãos dadas com a tenista. E, de repente, Eva sente a jovem apertar a sua mão. Eva se emociona e parece não acreditar. “Filha, se você estiver me ouvindo, aperta a minha mão de novo”.

Foto: Reprodução Globo

E é isso que a jovem faz. Eva chora, de soluçar. Pela manhã, cedo, ela vê o doutor Lúcio (Thiago Lacerda) e conta tudo para ele. Mas o médico joga um pouco de água fria na felicidade dela. “É comum confundirmos espasmos, isso acontece”, fala. “Foi a vontade dela, eu não tô ficando maluca, doutor Lúcio”, afirma. Ele pede para Ana apertar de novo a sua mão, mas nada acontece, e ela fica abalada. Mas depois ela conversa com a filha e diz saber que logo ela vai conseguir fazer tudo o que fazia antes. Num outro dia, quando Eva está recostada ao lado da tenista, lágrimas caem dos olhos de Ana. “Meu Deus, filha, meu Deus. Meu amor, você tá chorando? Ô meu amor, a mamãe tá aqui com você”.

Foto: Reprodução Globo

Eva se emociona. “Não chora, não, chora, chora, sim. Chora muito pra provar para todo o mundo que você tá aí. Eu sei que você tá aí, filha, eu sinto, assim como eu sempre soube que você não foi embora”, diz. Como no momento, Lúcio está numa cirurgia, ele só vai ao quarto mais tarde, quando não aparecem mais as lágrimas. Eva diz não ter mais dúvidas de que Ana está consciente. “Ela chorou”. Mas o médico, mais uma vez, fala que ela pode ter confundido ou imaginado algo, porque fica ali praticamente sem dormir. Ele até sugere que ela converse com a psicóloga do hospital, mas Eva não aceita. Enquanto isso, Iná (Nicette Bruno) sente que vai acontecer algo de bom com Ana. “Acontece que ela está próxima. Eu não sei como, mas ela está”, afirma para Laudelino (Stênio Garcia).

Foto: Reprodução Globo

Outro dia, Eva dá “boa noite” e beija o rosto de Ana. Eis que, de repente, a jovem começa a abrir os olhos, de onde caem lágrimas. Eva quase tem um treco. “Você abriu os seus olhos, meu amor, meu anjinho. Ei, oi meu amor. Você tá me vendo, tá me ouvindo, Ana?”. Ela pede para a jovem apertar a mão se tiver ouvindo ela. Nisso, Ana tenta balbuciar algo. “Você quer falar alguma coisa? Fala que a mamãe vai entender. O que é que você quer?”. A jovem novamente balbucia algo. “É Júlia que você quer? É Júlia? Se for, aperta a mão da mamãe”. A tenista se esforça e consegue apertar. Ela chama Lúcio e, desta vez, o médico vê o verdadeiro “milagre”. E fica pasmo. “Ontem ela moveu os lábios”, conta. “Isso é incrível”, fala ele.

Foto: Reprodução Globo

O doutor começa a fazer testes com ela. E assim que pega a mão da jovem, ela aperta, deixando-o abismado. Ele se entusiasma ao fazer os testes e vê que ela sente os pés e as pernas. “Ótimo, meu Deus, dona Eva, isso é maravilhoso, é incrível”, fala. Eva faz o sinal da cruz. “Obrigada meu Deus, obrigada senhor meu, que eu tenho a minha filha de volta”, fala. Lúcio fala que deve um pedido de desculpas, porque os exames que fizeram recentemente, não acusavam nenhuma alteração. “Ela surpreendeu o senhor, pegou o senhor de surpresa”, diz Eva, que sorri. E dá um abraço em Lúcio. Ele também não esconde a felicidade. Depois de fazer mais exames, Lúcio diz a Eva que só o tempo dirá se ela irá se recuperar totalmente ou se terá sequelas. Eva afirma que sabe que ela voltará perfeita.

A Vida da Gente: Alice encontra suposto pai e sofre assédio sexual

A Vida da Gente: Ana aperta a mão de Eva