Esqueterê: Teresópolis ganha o seu primeiro festival competitivo de esquetes

A mostra na região serrana do Rio dará prêmio de até 2 mil reais


04 de fevereiro de 2021 00h05

Foto: Divulgação

Após um ano em que a classe artística sofreu tantos danos por conta da pandemia da Covid-19, uma boa notícia. Em março, Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, terá a sua primeira mostra competitiva de esquetes. Intitulado Esqueterê, o festival tem como principal objetivo fomentar a cultura da cidade, apresentando diversos trabalhos e promovendo várias reflexões sobre o cenário teatral.

A iniciativa do projeto foi do ator Beto Corrêa, natural de Teresópolis. Bacharel em Artes Cênicas, ele acredita que o festival possa contribuir com a cultura da região e também estimular mais eventos teatrais. “A ideia é que o Esqueterê aconteça todos os anos, proporcionando um panorama do teatro contemporâneo praticado por estudantes, profissionais e amadores”, explica.

PROCESSO DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO  

A equipe do festival aceitará vídeos de todo país. Serão 24 esquetes selecionadas com a apresentação de seis por dia. No dia seguinte à cada apresentação, haverá um debate com representantes dos grupos e um moderador. As cenas serão gravadas no teatro do Sesc de Teresópolis pela equipe de produção, sem plateia, respeitando todos os protocolos de segurança da Covid-19, nos dias 5, 6, 7, 9 e 10 de março.

A transmissão online será do dia 24 ao dia 28 de março. E as inscrições podem ser feitas através do site www.esquetere.com.br até o dia 18 de fevereiro. Já o resultado das selecionadas será divulgado dia 1º de março. Atenção, o grupo precisará preencher um formulário com a sinopse da esquete, histórico do grupo, proposta de encenação, dados do responsável e um link do vídeo na íntegra da esquete inscrita.

PREMIAÇÃO VAI DE 250 A 2 MIL REAIS

Serão 9 mil reais em prêmios:
3 melhores esquetes (2.000,00 cada)
1 melhor esquete juro popular (1.500,00)
2 Melhor interpretação (250,00 cada)
1 melhor figurino (250,00)
1 melhor direção (250,00)
1 melhor texto original (250,00)
1 melhor concepção cenográfica (250,00)