A Força do Querer: Edinalva descobre que Ruyzinho é filho de Zeca

Ritinha fica desorientada quando Abel dá a pista perfeita para a sua mãe saber a verdade


24 de janeiro de 2021

Foto: Reprodução Globo/Montagem

As mentiras de Ritinha (Ísis Valverde) começam a ser descobertas e deixam a “sereia” desesperada, em A Força do Querer. Ela chega com Marilda (Dandara Mariana) no bar de Nazaré (Luci Pereira). Todos ficam contentes de ver Ruyzinho. Até mesmo Abel (Tonico Pereira) não disfarça o encantamento com o menino. “O senhor só teve Zeca, né seu Abel?”, diz Marilda. Nisso, mesmo sem querer, o mecânico acaba fazendo uma revelação que desmascara Ritinha, pelo menos, nesse momento, para a sua mãe. Abel fala que é satisfeita por ter só um filho. “Desde a hora que Zeca nasceu, que eu vi a marca da nossa família ali na perna dele eu sabia que Zeca ia valer por uma mesa cheia de menino!”, diz.

Edinalva (Zezé Polessa) fica branca. “Marca que marca?”, assusta-se ela, até porque o neto tem um sinal na perna. Nazaré é quem explica. “Na família da gente tudo que é menino nasce com um sinalzinho assim no alto da perna”, conta. Edinalda vai virando o olhar para Ritinha, com ódio. “Ninguém precisa nem dessa conversa de DNA lá em casa! Os meninos tudo já nascem carimbado!”, emenda Abel. Ritinha, com os olhos cheios de lágrimas, disfarça e se levanta, com medo da fúria da mãe.  Ela foge correndo. Edinalva e Marilda vão atrás. “O que é isso?”, diz Cândida (Gisele Fróes). “Endoidou”, constata Abel. “Arranco-te o couro! Te faço picadinho, sua praga...”. ameaça Edinalva.

Foto: Reprodução Globo

Marilda tenta acalmar a sua madrinha, em vão. “Quanto mais correr, mas apanha”, fala. Ritinha corre, até que a mãe não lhe vê mais. Escondida numa loja, ela liga para Marilda e pede para a jovem trazer Ruyzinho. Mas Edinalva saca tudo, vai até o local e pega a filha pelos cabelos. “Falei que não me escapava. Toma! Toma”, fala Edinalva, que da uns tapas na jovem. Ritinha consegue fugir mais uma vez da mãe e acaba subindo em cima do telhado de uma. “Venha me buscar”, provoca. Edinalva pede para ela descer, em vão. Nisso, ela diz para Marilda pegar uma cadeira. Ela fica ali sentada, esperando a filha descer. “Vamos ver quem se cansa primeiro”, diz. Muitas pessoas se juntam por ali, até Jeiza chega para ver o que acontece, mas prefere não se meter. Até que Ruy surge. “Me salva, Ruy, me tira daqui”, pede a moça.

Edinalva pede ao genro para ir para casa, porque ela precisa ter uma conversa séria com a filha. Mas Marilda consegue convencer a madrinha a deixar ela ir com Ruy, até porque o rapaz pode descobrir a história e vai ser pior. Ela concorda, mas, num impulso, dá uma chicotada em Marilda. “Toma-te! Leva por ela para nunca mais acobertar mal feito de ninguém”, diz. Ritinha abraça Ruy e eles seguem para o carro, enquanto Marilda vai buscar Ruyzinho. Ao chegar na casa de Nazaré, a moça se emociona com o carinho de Zeca com Ruyzinho. A “sereia” chega em casa, aliviada. Mas logo Zu (Claudia Mello) avisa que Edinalva ligou e irá visitá-la. Depois de ser repreendida por Marilda, a jovem vai nadar no aquário para espairecer um pouco. Mas, quando volta, dá de cara com a mãe, fula da vida. “Achastes que ias me escapar, foi?”, diz.

Foto: Reprodução Globo

Ritinha pede para mãe falar baixo, já que estão todos no apartamento e ela pode acordar Ruyzinho. “É bom  acordar mesmo para ver a cabeça de vento que ele tem como mãe”, fala. Ritinha afirma que não foi culpa dela. “Isso que deu aquele agarramento na beira do rio. Cansei de dizer que acabava pegando barriga e pegou”, afirma. Edinalva se aproxima da filha para bater nela, mas ela sobe no armário, até que Zu entra, assustada. Mas as duas desconversam. Edinalva fala que não poderá se demorar muito porque fará um show na Estudantina. Zu sai, e Ritinha pergunta se ela está fazendo show mesmo. Edinalva dá mais um tapa na filha. “Vai ver o que é show quando eu te pegar fora daqui”, avisa. “Égua”, diz Ritinha, aflita.

A Força do Querer: Joyce se desespera ao saber da gravidez de Irene e pede que Eugênio se afaste

A Força do Querer: Zeca sofre ao ver beijo de Jeiza e Caio e implica com rival