Artistas se unem em prol de mães das favelas e doam obras para leilão virtual

Idealizado por Di Couto, projeto celebra a maternidade através da arte e da solidariedade


04 de maio de 2021 00h15

Di Couto. Foto: Divulgação

Na semana do dia das Mães, artistas plásticas brasileiras, mães, se uniram para celebrar a maternidade através da arte e da solidariedade. Idealizado pela artista de rua, pintora e ilustradora carioca Di Couto, o projeto Mães pelas Mães – Em Favor das Mães das Favelas reuniu, além dela, as artistas Bruna Yonashiro, Fefe Tavarela, Hanna Lucatelli, Lais da Lama e RAFAMON.

Cada uma doou uma obra, que pode ser adquirida no leilão virtual Mães pelas Mães, via Arte Na Fonte (@arte_na_fonte). Toda a renda arrecadada será revertida para ajudar mães das favelas. “É muito forte ver a força de mães juntas para ajudar outras em situação de vulnerabilidade. É impensável o que muitas mães estão passando com os seus filhos nesse momento”, fala Di. Ela ressalta ainda que nas favelas, 49% dos lares são chefiados por mulheres, sendo 47% autônomas, que perderam suas rendas na pandemia.

 O SURGIMENTO DO PROJETO MÃES PELAS MÃES

Di Couto conta que a ideia do projeto surgiu de sua vontade de ajudar outras mães em situação de vulnerabilidade. Mas a dificuldade inicial é que ela não teria condições de produzir sozinha a série de obras. “Eu, como todas as mães, tive a rotina de trabalho muito afetada durante a pandemia. Então achei que poderia reunir um time, onde cada uma doaria 1 arte e juntas faríamos esse projeto acontecer. Mandei mensagem para todas as mães artistas que eu conhecia e todas aceitaram na mesma hora e foram muito abertas a ajudar”.

Segundo as artistas, a ação é uma homenagem à força feminina e materna. Por isso, começou no Dia do Trabalho (01/05) e termina no Dia das Mães (09/05). A verba adquirida com a venda das obras visa arrecadar alimentos, produtos de higiene e bolsas em dinheiro para mães solo do projeto.

VEJA AS OBRAS:

Obra de Di Couto. Foto: Divulgação

Obra de Fefe Tavarela. Foto: Divulgação

Obra de Hanna Lucatelli. Foto: Divulgação

Obra de Lais da Lama. Foto: Divulgação

Obra de RAFAMON. Foto: Divulgação

Obra de Bruna Yonashiro. Foto: Divulgação