Quinteto Violado mostra sucessos regionais no show Free Nordestino
Apresentação no Rio marca festejos pelos 47 anos de carreira do grupo
10 de julho de 2018
Em comemoração aos seus 47 anos, o grupo Quinteto Violado, apresenta o show Free Nordestino, dias 12 e 13 de julho, quinta e sexta-feira, às 19h, na Caixa Cultural Rio de Janeiro. E a promessa é de arrebar o público com grandes sucessos da música regional.
Formado atualmente por Dudu Alves, voz e teclado, Marcelo Melo, voz e violão, Roberto Medeiros, voz e bateria, Ciano Alves, flauta e violão, e Sandro Lins, baixo, sobem ao palco para um passeio no ritmo nordestino.
No repertório, sucessos como Asa Branca, de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, Disparada, de Geraldo Vandré e Théo de Barros, Algodão, de Luiz Gonzaga, Xote das Meninas, de Luiz Gonzaga, Acauã, de Luiz Gonzaga, e Sete Meninas, de Dominguinhos e Toninho Alves.
NOME DO SHOW INSPIRADO EM FRASE DE GILBERTO GIL
O atual show do Quinteto Violado ganhou esse nome por causa de uma declaração de Gilberto Gil, feita quando o cantor voltava do exílio, na década de 70. Indagado sobre o estilo musical do grupo, ele disse: “É um free nordestino”.
Foto: José Marcos
INTERAÇÃO ENTRE O ERUDITO E O POPULAR
Surgido nos anos 70, o Quinteto Violado trouxe uma nova proposta para a música brasileira, com ênfase no Nordeste. Extraindo das mais simples manifestações populares a sua essência rítmica e melódica, eles criaram uma nova concepção musical, tendo como traço fundamental a interação entre o erudito e o popular.
Com tanto tempo de estrada, do norte ao sul do país, com apresentações também no exterior, o Quinteto tem dois livros lançados, 4 DVD's e 52 álbuns.
Show Quinteto Violado – Free Nordestino. Dias 12 e 13/07, quinta e sexta. Às 19h. Caixa Cultural Rio de Janeiro – Teatro Arena. R$ 20,00. Duração: 90 min. Classificação: Livre.