Dandara Mariana: “Considero meu papel atual como um ato político”

Atriz de Verão 90 participou de debate na Flip e do lançamento do livro de Valmir Moratelli


  • 15 de julho de 2019
Dandara Mariana com o escritor Valmir Moratelli. Foto:Raphael Vasconcelos / Divulgação


Intérprete da guerreira e autêntica Dandara, de Verão 90, Dandara Mariana esteve neste fim de semana, na Flip, na Casa Autografia, no Centro Histórico, em Paraty. A atriz participou de um debate sobre telenovelas, mediado pelo consultor da TV Globo Mauro Alencar, ao lado da jornalista Ana Paula Gonçalves e do pesquisador Valmir Moratelli.

Na ocasião, Moratelli lançou o livro O que as telenovelas exibem enquanto o mundo se transforma. E Dandara comentou sobre o pouco espaço para negros nos papéis principais da televisão brasileira. “Considero o meu papel atual (a Dandara de Verão 90) um ato político. Temos que ser críticos e analisar o que assistimos na televisão diariamente”, ressaltou ela.

Mauro Alencar, Valmir Moratelli, Dandara Mariana e Ana Paula Gonçalves, na Flip. Foto: Raphael Vasconcelos / Divulgação 

Com um estudo em andamento sobre a novela Vale tudo, de 1988, marco na TV, Ana Paula relembra que a trama de Gilberto Braga quebrou vários tabus na época. “Colocaram casal gay na trama, mas era de atrizes nada conhecidas. Isso para não gerar repercussão negativa. Mesmo efeito em outras produções”, contou.

Valmir, que fará novo lançamento de sua obra, na Bienal Internacional do Livro, no Rio, dia 1º de setembro, às 16h, citou tramas que acompanharam em suas temáticas transformações sociais. “Muito se fala de Avenida Brasil, de João Emanuel Carneiro em 2012, que trouxe a classe C para o núcleo principal. Era o momento que vivíamos a ascensão dos pobres no país, após a primeira década de um partido de esquerda no poder. Mas destaco Cheias de charme, no mesmo ano, que colocou empregadas domésticas como protagonistas”, lembrou o autor.

Valmir Moratelli: Paralelo inédito entre novelas e política em livro

Caio Paduan: “O amor por Dandara pode transformar Quinzinho”



Veja Também