A emoção de Martinho da Vila com homenagem no teatro

Cantor vê a sua vida até os 80 anos contada em peça musicada


  • 19 de maio de 2018
O cantor entre os "Martinhos" da peça, Nill Marcondes, Junior Vieira e Victor Hugo. Fotos: Cristina Granato


O nosso grande cantor, compositor e escritor Martinho da Vila, que fez 80 anos em fevereiro, ganha mais uma homenagem mais do que merecida. Ele é homenageado na peça musicada Martinho da Vila 8.0 - Uma Filosofia de Vida, de Ana Ferguson, Luiz Marcelo Legey e Solange Bighetti. Na estreia, no Teatro Clara Nunes, no Rio, Martinho se emocionou ao ver sua linda trajetória contada nos palcos.

“Nunca imaginei ser tema de uma peça teatral, e me emocionei na estreia”, disse Martinho, ao lado da esposa, Cléo Ferreira, que fez a curadoria.

Cléo Ferreira e o marido, Martinho da Vila. Foto: Cristina Granato

Com direção de William Vita, o espetáculo conta a vida do cantor, com base no livro Memórias Póstumas de Teresa de Jesus, escrito pelo próprio Martinho, além de uma vasta pesquisa no acervo e de entrevistas com o artista. O público poderá fazer uma viagem pelos principais sucessos dele, como Devagar, devagarinho, Disritmia, Mulheres, entre outros. No cenário, projeções e fotos que retratam a sua vida pessoas e profissional desde os anos 40 até hoje.

“Depois que o Martinho recebeu o título de Doutor Honoris Causa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em outubro de 2017, nos sentimos na obrigação de levar ao conhecimento do público toda uma história de vida ligada ao movimento negro. E também a preocupação com a língua portuguesa nos países lusófonos. Além disso, falar da sua carreira artística de grande sucesso ao longo de seus 80 anos”, explica Ana Ferguson.

Babi Xavier e Nill Marcondes dão vida à Cléo Ferreira e Martinho da Vila na peça. Foto: Cristina Granato

NILL MARCONDES “DESACELERA” PARA VIVER MARTINHO

Os atores Victor Hugo, Junior Vieira e Nill Marcondes têm a responsabilidade de dar vida ao compositor nas fases criança, jovem e adulta, respectivamente.

“Impossível interpretar o Sr. Martinho. Sou apenas um dos contadores dessa linda história, que é e foi a vida dele. A primeira coisa que fiz, foi desacelerar em tudo que faço e na forma de falar, tenho assistido muitos vídeos de entrevistas e também tivemos um encontro com o mestre. A minha expectativa é que tenhamos um espetáculo cheio de cumplicidade, boas lembranças, amor e muita Alegria”, diz Nill, que já atuou nos musicais Hair e Blue Jeans.

Nill Marcondes em cena como Martinho. Foto: Cristina Granato

Completam o elenco Ana Miranda (Dona Teresa de Jesus – mãe de Martinho), Junior Vieira (Sr. Josué – pai), Babi Xavier (Cléo Ferreira – atual esposa), Esther Delamare (professora Ida) e William Vita (Marcus Pereira – primeiro empresário).

Martinho da Vila 8.0 – Uma Filosofia de Vida. Até 15/07. Teatro Clara Nunes – Shopping da Gávea. Rua Marquês de São Vicente, 52, 3º piso. Sextas, e sáb., às 21h. Dom., às 20h. De R$ 80,00 a R$ 100,00. Duração: 90min. Classificação: Livre.



Veja Também