Victor Lamoglia: “Não aceitam mais humor fácil, de depreciação”

Youtuber e ator do Parafernalha aposta no cinema e lembra “furadas” no início da carreira


  • 27 de novembro de 2018
Foto: Divulgação


Por Luciana Marques

O ator, roteirista e youtuber Victor Lamoglia lembra que desde novo curtia ser “o engraçadinho da turma”. “Amava provocar o riso nas pessoas, mas nunca imaginei que ia levar a graça tão a sério, a ponto de virar profissão”, brinca. Hoje, além de ser um dos integrantes do Parafernalha, segundo maior canal de comédia do Brasil, ele também mantém um canal próprio. Entre outras coisas, ensina a fazer arte com humor, transformando brinquedos em Action Figure.

Aos 25 anos, Victor vive também uma fase de cinema. Participou de 14 longas nos últimos anos, o mais recente foi Eduardo e Mônica, inspirado na canção homônica de Renato Russo, com previsão de estreia em 2019. “Estou amando fazer cinema”, diz. O ator também está mandando bem na cozinha. Ele é um dos finalistas do reality Que Marravilha! - Aula de Cozinha, do GNT, que conhecerá o vencedor nesta quinta-feira, dia 29 de novembro.

Na entrevista, Victor, que namora a também atriz Tathi Lopes, lembra dos perrengues no início da carreira, dos shows em que se via mais gente no palco do que na plateia, e ressalta que fazer humor nunca foi fácil, e que “cabe ao comediante se adaptar aos tempos”.

 

No reality Que Maravilha - Uma Aula de Cozinha, do GNT. Foto: Divulgação

Desde novo você já indicava que seguiria nessa área das artes?

Sempre tive interesse no meio artístico! Quando criança sonhava em trabalhar com artes, adorava pintura, teatro. Costumava ficar horas assistindo aos bastidores dos filmes que curtia... Adorava pegar roupas velhas e montar figurinos, para fazer aparições nas festas de família, criando uma ceninha, um personagem...

Thati Lopes: “Gastava mais em passagem do que ganhava na peça”

Caike Luna: "O termo humorista é meio ingrato, não há dramista"

Quando você viu que seguiria profissionalmente a carreira de ator?

Minha primeira experiência profissional fora de apresentações de final de curso, foi com um grupo de amigos. Nós treinávamos todo final de semana jogos de improviso, um dia resolvemos montar uma apresentação de improviso e stand up comedy! E foi a primeira vez que me joguei no mercado com um projeto pessoal. Foi desafiador e muito divertido! Ganhamos dinheiro para fazer piadas! Fiquei encantado.

A gente sabe que ser ator no Brasil não é nada fácil, não é esse “glamour” que pensam. Você passou por muito perrengues até encontrar o seu espaço?

Todos possíveis! No começo a gente se mete em muita furada que não imagina. Cansei de me apresentar em lugares que tinha mais gente no palco do que na plateia! Em viagens pelo Brasil já passaram a perna em nós. A gente acaba fazendo muita coisa pra “treinar” meter a cara e fazer, aprender na raça e na coragem. 

Atualmente, com o youtube e as séries, o mercado para o ator vem mudando, são novas possibilidades além da TV aberta, cinema e teatro. O que você pensa disso?

O youtube veio como uma ótima oportunidade para as pessoas mostrarem seus talentos, uma plataforma que abre janela para produtores de conteúdo independente. Um lugar para “tentar”. E o mercado tem aberto muita oportunidade para atores, com filmes e séries, e muito conteúdo para plataformas on demand. Acaba tendo uma demanda muito boa. 

Foto: Divulgação

Você tem hoje muito do seu trabalho no youtube, acha que essa ferramente é uma porta para alguém que sonha entrar na área poder mostrar sua criatividade?

O youtube virou uma grande janela, onde atores, comediantes, artistas, cozinheiros,  professores, ppodem mostrar seus talentos para o mundo. Muita gente faz canal no youtube com o pensamento “alguém vai assistir e me chamar para fazer alguma coisa”. Só que com o crescimento do mercado no youtube fazer video para internet virou o “alguma coisa”. E nada impede você de tentar. Vai e faz o seu! Minha grande dica é fazer algo que você é bom! !ue você ame! Porque no começo é plantar para colher lá na frente... 

Que tal a experiência de participar do Que Maravilha! - Aula de Cozinha?

Está sendo incrível, nunca imaginei que ia me encantar pela cozinha! Estou amando fazer pratos em casa, conhecer restaurantes diferentes... Estou aprendendo muito e tentando colocar em prática sempre, pra não esquecer como faz (risos).

E como foi participar do filme Eduardo e Monica, fale um pouco sobre esta experiência e sobre o seu personagem..

Meu personagem é o “amigo do cursinho” Inácio, o melhor amigo do Eduardo. Um rapaz que está super a fim de fazer parte de qualquer grupo que aceite sua presença... A experiência foi bem diferente dos filmes que estou acostumado a fazer, pois estávamos contando uma história que os brasileiros conhecem e amam. E foi incrível viver isso na cidade de Brasília, me senti dentro de um disco do Legião Urbana. 

Com a namorada, a também atriz Thati Lopes. Foto: Reprodução Instagram

Tanto no Parafernalha, quanto em seu canal pessoal, você usa muito do humor. Você se surpreendeu ao seguir o caminho do humor ou é algo que é de você, você é mesmo engraçado?

Desde criança amava comédia! Sempre busquei referências antigas e atuais, gostava muito de pesquisar e entender o porquê as pessoas riam. Só nunca imaginei que ia levar a graça tão a sério, a ponto de virar profissão.

Com tudo o que a gente vê atualmente na política, esta mais fácil ou mais difícil fazer humor?

Não acho que esteja mais difícil, acho que as pessoas estão mais criteriosas e não estão aceitando o humor fácil, de depreciação, piadas de estereótipos. O humor nunca foi fácil, o comediante tem que se adaptar ao momento que estiver vivendo.

Em seu canal, você está inovando ao falar sobre artes plásticas, ensinando com humor o público a criar, e agora tem também a questão dos bonecos. Conta um pouco sobre esse universo pra gente, e como está sendo a troca com o público...

Eu sempre amei artes, e sempre tive vontade de mostrar esse lado para o público. E vi no youtube uma janela para mostrar esse projeto pessoal. E cada vez mais venho tentando aprender coisas novas para mostrar para o meu público e pra quem quiser aprender! Sou adepto do Faça Você Mesmo, e quero mostrar que você também pode fazer em casa. E acho incrível que meus seguidores estão aprendendo a se virar e a usar meus vídeos como inspiração, fazendo criações incríveis em casa. 

Quais os seus novos sonhos na carreira, gostaria de fazer mais TV, cinema, série?

Estou amando fazer cinema! Nos últimos anos participei de 14 longas metragens, e já estou fechando os próximos. No momento quero colocar projetos pessoais pra frente. Quero também focar em roteiro, tenho alguns projetos como roteirista que tenho vontade de tirar do papel... E isso tudo sem sair do youtube! Quero sempre manter esse contato com o meu público.



Veja Também