João Fênix encerra turnê do álbum De Volta ao Começo no Rio

De timbre raro e jeito andrógino, o pernambucano segue depois para os EUA


  • 29 de janeiro de 2018
Foto: Léo Viana


O cantor e compositor pernambucano João Fênix faz a última apresentação do show De Volta ao Começo, nesta terça-feira, dia 30 de janeiro, no Teatro Ipanema, no Rio. Dono de timbre raro e jeito andrógino ele recebe no palco convidados como Álvaro Lancelotti, Posada e Fernando Temporão, tudo num clima festivo de folia pela proximidade do Carnaval.

“Foi maravilhosa a experiência deste show e a retomada das minhas origens musicais. Musicalmente foi um show apurado, tanto de figurinos como arranjos. Foi tudo muito feliz!”, festeja Fênix, que é acompanhado no palco pelo maestro e violonista Jaime Alem, de Alberto Continentino, no contrabaixo, e Felipe Tauil, na percussão.

Foto: Léo Viana

No repertório, algumas músicas do disco homônimo, como Minha Casa, de Zeca Balero, Língua do P, de Gilberto Gil, e Minha Festa, de Nelson Cavaquinho. Ele também mostra canções de compositores que aponta como referência, entre eles Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Nascimento e Noel Rosa. Ainda canções de nomes da nova geração, que estarão presentes em seu próximo álbum como Exercício Diário da Paixão, de Posada, e a inédita Ando de Bando, de Ivor e Álvaro Lancellotti. O novo disco, com lançamento previsto pela Biscoito Fino, ainda este ano, terá direção musical de Guilherme Kasturp e do maestro Jaime Alem.

Com sua voz aguda e uma interpretação peculiar, o trabalho de Fênix começou a aparecer em meados dos anos 90, na contramão da onda do manguebeat, movimento da contracultura em Recife. Desde então, gravou cinco discos, foi indicado ao 28º Prêmio da Música Brasileira, em 2017, fez vários shows pelo Brasil e Europa. Aliás, depois de rodar o Brasil, desde 2016, com o show De Volta para o Começo, ele fará ainda uma despedida em São Paulo e será apresentado no Brazilian Jazz Festival, em Washington. Em abril, segue para Nova York.

De Volta ao Começo – João Fênix. Dia 30/01, terça-feira. Às 20h30. Teatro Ipanema. Rua Prudente de Morais, 824, Ipanema, Rio. De R$ 20,00 a R$ 40,00. Classificação 14 anos.



Veja Também