Clássico O Grande Circo Místico estreia em nova versão no Rio

Montagem faz parte das comemorações de escola de teatro musical


  • 20 de junho de 2018
Murici Lima, Margô Mello e Leonardo Rocha. Foto: Leonardo Rocha


Nas comemorações dos seus cinco anos, o Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical (CEFTEM) apresenta uma nova versão do clássico O Grande Circo Místico, no Teatro Cesgranrio, no Rio. A montagem, com direção de Paula Sandroni, direção musical de João Bittencourt e coreografia de Gabriela Patrício, estreia nesta quinta, 21 de junho, no Teatro Cesgranrio, Rio.

CLÁSSICO COM TRILHA DE EDU LOBO E CHICO BUARQUE

Primeiramente, O Grande Circo Místico foi criado como um espetáculo de dança para o balé Guaíra, de Curitiba, no início dos anos 80. Mas logo se tornou um clássico popular. Com melodia de Edu Lobo e letra de Chico Buarque, inspirado pelo poema homônimo de Jorge de Lima, em 2014 ganhou uma versão musical escrita por Newton Moreno e Alessandro Toller, com direção de João Fonseca e idealizaçao de Isabel Lobo, filha de Edu Lobo.

O enredo conta a improvável história de Frederico. Ele é um aristocrata que, ao ser obrigado a servir como médico do exército, deixca de lado a iminência de um casamento com Charlote e a avassaladora paixão por Beatriz, uma bailarina de circo. Enquando o conflito, com mortos e feridos, avança, o circo é ameaçado é precisa lutar para evitar o seu fim.

Jean Pontes e Carol Minh. Foto: Leonardo Rocha

“Montar O Grande Circo Místico é importante para o cenário de teatro musical pois toda a sua dramaturgia foi concebida exclusivamente para esta linguagem e propõe reflexões importantes sobre a capacidade transformadora da arte, além de pleitear o lugar das composições brasileiras nos palcos”, ressalta Reiner Tenente, fundador do CEFTEM, que interpretado o papel de Clown na versão de 2014.

O projeto, que faz parte das comemorações do aniversário de cinco anos do CEFTEM, também conta com uma versão da montagem adaptada para o universo infanto-juvenil, também apresentada na mesma época, no Cesgranrio.

O Grande Circo Místico Adulto. De 21/06 a 01/07. Teatro Cesgranrio. Rua Santa Alexandrina, 1011, Rio Comprido, Rio. Quintas a dom., às 20h. R$ 40,00. Duração: 120min. Classificação: 12 anos.



Veja Também